Usinas

Usina Trapiche é referência em preservação ambiental

Companhia foi destaque na edição 2023 do MasterCana Nordeste

Eduardo Mota Valença, Gerente Industrial
Eduardo Mota Valença, Gerente Industrial

Aliada a tradição centenária típica das usinas da região Nordeste, a Usina Trapiche também tem a preservação do meio ambiente como uma de suas prerrogativas. Com sede no município de Sirinhaém no estado de Pernambuco, onde ocupa uma área de 26.936 hectares, cerca de 6.952 são de área preservada.

Entre essa área preservada se destacam cerca de 2008 hectares de manguezais, que vinham sofrendo com a degradação.

Com a preocupação ambiental da administração da usina, em maio de 2018, foi criada uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) e hoje toda essa área estuarina está plenamente recuperada. Os cuidados restringem-se à fiscalização para que esse grande manguezal permaneça vivo, completo e protegido.

LEIA MAIS > Usina São José do Pinheiro se moderniza e vira 4.0

Cauby Pequeno de Figueiredo Filho, Assessor Técnico Corporativo

As matas preservadas da Usina Trapiche vêm sendo um local de muita vibração para biólogos, ornitólogos e engenheiros florestais que, através de pesquisas de campo, reencontraram espécies da fauna e da flora dadas como extintas, bem como catalogaram novas, atraindo a atenção de cientistas e instituições de preservação de várias partes do mundo.

Não sem motivo, que a Usina foi contemplada na edição 2023 do MasterCana Nordeste, com o troféu na categoria “Preservação Ambiental – Gestão”.

Com uma moagem próxima a 1,5 milhões de toneladas, a usina também se destacou na produção de açúcar e ficou com o prêmio nessa modalidade na vertente gestão.

Confira AQUI toda a cerimônia de premiação.