JornalCana

Usina SJC reduz consumo de vapor na produção de etanol

Tecnologia de destilação DVT, operando na usina supera expectativas de redução de consumo de vapor no processo de destilação

Medições realizadas pela Usina SJC, que tem duas unidades em Goiás, apontam uma redução no consumo de vapor por litro de etanol produzido. Desde que a usina implantou o Sistema de Destilação – Vácuo Total (DVT) do Grupo Exal, de baixo consumo de vapor, os resultados alcançados têm superado as expectativas, reduzindo as temperaturas de operação e gerando economia de vapor e alta qualidade do destilado produzido.

As medições apontam que o consumo de vapor do aparelho de destilação que produz 850.000 litros/24hs de etanol hidratado foi de 1,1kg de vapor por litro de etanol hidratado produzido utilizando vapor vegetal V1.

Uma das vantagens do DVT é que ele também possui a vantagem de utilizar vapor vegetal, que já é comumente utilizado nos aparelhos convencionais.

LEIA MAIS > Prêmio Produtividade com Modernidade IAC avalia 219 usinas

De acordo com departamento de engenharia do Grupo Exal, o sistema proporciona uma  redução de até 50% do consumo de vapor, tendo ainda como vantagens a possibilidade de uso de vapor vegetal V1 ou V2; alta qualidade do etanol produzido sob vácuo; possibilidade de aumento do potencial de cogeração com a mesma planta instalada.

O sistema também é indicado para produção de etanol de milho, devido a redução da incrustação, dada as baixas temperatura de operação. Outra vantagem apontada pela Exal é a possibilidade de aproveitamento de parte dos equipamentos já utilizados pelas usinas, possibilitando o retorno do investimento em poucas safras.

Com mais de 40 anos de atuação no setor sucroenergético, o grupo Exal, com sede em Piracicaba – SP, conta com ampla experiência internacional, e com a certificação ASME, aceita em cerca de 80 países, e obrigatória nos EUA e Canadá.

O Grupo oferece novas soluções em sistemas de redução de vinhaça, recuperação e compressão de CO2, redução do consumo de vapor para co-geração de energia e outras aplicações, além de unidades de recuperação de solventes e plantas completas (TurnKey).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram