JornalCana

Usinas se preparam para aumento de cana picada crua

2009-07-09 Usina Panorama Grupo Vale Verdao Recepçao Cana Caminhao (1)

Os picadores de cana e esteira metálicas poderão ter seus dias contados. Isso porque o advento da mecanização da colheita exige mudanças estruturais na recepção, preparo e limpeza. Segundo o consultor Paulo Delfini, da Delfini Consultoria e Projetos Industriais, em função do fornecimento de cana picada se aproximar de 100 %, os sistemas de preparo deverão passar por inovações, que já estão em progresso, eliminando picadores de cana e esteiras metálicas, simplificando sobremaneira sua instalação. “Nos sistemas de recepção a inovação fica por conta do desenvolvimento de sistemas de descarga e alimentação mais simples e de alta capacidade aplicáveis à cana picada”, lembra.

Segundo ele, para a limpeza da cana, diversas opções para efetuar a limpeza a seco estão em pleno desenvolvimento, com o desafio e serem sistemas com baixo consumo de energia, com alta eficiência, de baixo investimento inicial e baixo custo de manutenção.

“Na recepção, a grande vantagem se refere à possibilidade de uma maior padronização dos equipamentos para o transporte da cana e maior simplicidade da operação de descarga e alimentação, facilitando a automação da operação neste setor que sempre ficou muito limitado devido às características muito diferentes entre a cana picada e a cana inteira e a necessidade de diversos pontos de descargas distintos para garantir a capacidade de alimentação necessária”, enfatiza.

De acordo com Delfini, no sistema de preparo de cana as vantagens estão relacionadas a possibilidade de redução do consumo de energia neste setor, cuja diferença pode representar uma maior quantidade de energia elétrica a ser vendida na rede, e com a redução dos custos de manutenção, representados pela redução da quantidade de equipamentos de preparo e da eliminação da esteira metálica que é necessária nos equipamentos de preparo convencionais. “Com relação aos sistemas de limpeza de cana a seco as vantagens estão relacionadas com o aumento da capacidade de processamento de cana, melhoria da extração, notadamente no caso de difusores, e possibilidade de um melhor aproveitamento da matéria vegetal”, finaliza.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram