Mercado

Usina São Martinho prepara abertura

A Usina São Martinho, segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, vai seguir os caminhos da Cosan e lançar ações no Novo Mercado da Bovespa. A companhia prepara uma emissão primária e secundária de papéis, operação que será coordenada pelo UBS Pactual. Membros da tradicional família Ometto, de produtores rurais, que detém o controle, vão se desfazer de 8,18 milhões de ações.

Com sede em Pradópolis, SP, a empresa é dona das usinas São Martinho e Omtek, além de controlar indiretamente a Usina Boa Vista e a Mogi Agrícola, que compreende as operações da usina Iracema. Em conjunto, essas unidades processaram 9,74 milhões de toneladas de cana na safra 2005/06.

A empresa também iniciou a construção de uma nova usina em Quirinópolis, interior de Goiás, prevista para entrar em operação na safra 2008/09, com capacidade inicial de 1,7 milhão de toneladas. A estimativa é que esse número suba para 3 milhões de toneladas. Isso vai consumir investimentos totais de R$ 638 milhões. É para lá que vão parte dos recursos obtidos com a oferta primária.A São Martinho também é a quarta maior produtora de açúcar do Brasil, com 597,3 mil toneladas na última safra. De janeiro a outubro deste ano, o grupo obteve receita líquida de R$ 462,9 milhões, um aumento de 29,8% em relação ao mesmo período de 2005. O início dos negócios com as ações na Bovespa está previsto para 8 de fevereiro de 2007.

Desde a estréia na Bovespa, em novembro do ano passado, a ação ON da precursora Cosan acumula valorização de 100%. No mesmo período, o Ibovespa registrou alta de 38,2%.

Banner Revistas Mobile