JornalCana

Usina São Domingos faz 70 anos com desafio de moer 3 milhões de cana nas próximas safras

Para a safra atual a expectativa é de que sejam processadas 2.300.000 toneladas

Fundada em 06 de agosto de 1952, a Usina São Domingos acaba de completar 70 anos de existência. Ao longo desse tempo, a empresa vem investindo em constantes melhorias em seu parque industrial e tem como desafios expandir, nas próximas safras, sua capacidade de moagem para cerca de 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Atualmente a usina, localizada em Catanduva – SP e que exporta açúcar para países como China, Canadá, Croácia e Egito, gerando emprego para cerca de 1.700 pessoas, segue em sua busca pelo crescimento orgânico, sustentável e rentável.  Através da otimização de seus ativos a usina expandiu sua capacidade de moagem chegando a 2,6 milhões de toneladas.

LEIA MAIS > Menos custos, mais sustentabilidade

“A curto prazo seguimos trabalhando em pequenas melhorias no parque industrial para conseguir expandir nossa capacidade para 3 milhões de toneladas. O grande desafio é chegar nesse número com investimentos pequenos e pontuais, como aumento das torres de resfriamento e investimento em novas tecnologias para melhor o aproveitamento e gestão dos ativos”, informa o gerente de Recursos Humanos da usina, Sérgio de Mira Machado.

Em sua estratégia digital, a usina conta com diversas ferramentas e frameworks, para a seleção de tecnologias que possam trazer informações em tempo real, otimizando cenários e identificando potenciais desvios.

LEIA MAIS > Usinas com melhor performance serão destacadas no MasterCana Centro-Sul

Sérgio Machado

“No setor industrial encontramos no S-PAA uma solução ideal, principalmente porque conseguimos implantar a tecnologia sem investimentos em ativos, o que traria mais custo ao nosso projeto. Hoje operamos ativamente uma planta otimizada e de fácil operação. No mesmo caminho avaliamos e adquirimos para a área agrícola a solução da AxiAgro, que possui inteligência na ponta para o operador, e na gestão com os sistemas centrais de inteligência e Analytics. Implantamos um completo sistema de otimização na frota de tratores, colhedoras e transbordos, instalados com computadores de bordo inteligentes e celulares conectados com a central de inteligência agrícola e interface de B.I., através dos quais cada nível da empresa consegue potencializar as operações”, informa Machado.

Para a safra atual, a expectativa da usina é alcançar uma moagem de aproximadamente 2,3 milhões de toneladas. “Contudo a sequela da forte seca na safra anterior ainda nos deixa com um pouco de volatilidade nesse número”, explica Machado.

LEIA MAIS > Usinas com Selo Energia Verde serão homenageadas durante a FENASUCRO & AGROCANA

“Independente dos desafios que estamos enfrentando e para constar “Adoramos Desafios”, a São Domingos vem batendo recordes operacionais históricos nessa safra o que nos motiva ainda mais para alcançar nas próximas nosso objetivo principal que é moer 3 milhões de toneladas de cana. Buscando sempre processos sustentáveis e com respeito aos nossos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros agrícolas. Esse é o jeito São Domingos de ser”, concluiu Machado.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram