Mercado

Usina São Domingos assume desafio para expandir moagem

Diretores informam quais ações estão sendo feitas para alcançar volumes recordes até a safra 2027/28

Foto: Globo Rural
Foto: Globo Rural

A histórica Usina São Domingos (USD), com mais de sete décadas de tradição, enfrenta um desafio audacioso: expandir sua capacidade de moagem em aproximadamente 30%. Essa ambiciosa meta é sustentada por um longo histórico de investimentos contínuos em tecnologia e inovação para aprimorar sua eficiência tanto no campo quanto na indústria, com foco na elevação da qualidade de seus produtos.

LEIA MAIS > Resultados consistentes impulsionam a eficiência energética e mix de produção da Usina Pitangueiras

Segundo a direção da empresa, o objetivo estabelecido é alcançar uma capacidade de moagem de 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar até a safra 2024/25, com a conclusão do plano prevista para 2027/28, quando a capacidade de moagem deve atingir 3,5 milhões de toneladas. Para atingir essa meta, a São Domingos está investindo não apenas em sua infraestrutura industrial, mas segue incorporando tecnologias avançadas e inovações para impulsionar seu crescimento em todas as áreas da unidade produtora.

Tecnologia no canavial impulsiona o crescimento agrícola

Fred Polizello

“O plano de crescimento agrícola da Usina São Domingos foi lançado em 2023 e se baseia em três pilares fundamentais”, informa o diretor agrícola, Fred Polizello. “Em primeiro lugar, a empresa está focando na verticalização da produtividade agrícola, aumentando o TCH nas áreas existentes. Além disso, estamos expandindo o plantio de cana-de-açúcar em novas áreas e criando novas oportunidades para aquisição de cana de fornecedores”.

LEIA MAIS > Descubra as estratégias do gerente processos da Tereos para Reduzir Perdas de Sacarose na Evaporação

No âmbito desse plano, a tecnologia desempenha um papel crucial. “Utilizamos computadores de bordo com telemetria para gerenciar os equipamentos de campo, garantindo maior rendimento operacional. Além disso, o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) nos permite tomar decisões rápidas, com correções e mudanças de rota. Outras ferramentas incluídas incluem o uso de ‘autopilot’ e bitolas adequadas nos equipamentos para realizar o tráfego controlado e reduzir o pisoteio nas fileiras de cana-de-açúcar”.

LEIA MAIS > A revolução da Otimização em Tempo Real (RTO) se expande à América Latina

Os benefícios deste pacote de tecnologias desenvolvido pela Axiagro em parceria com a São Domingos, vão além da gestão agrícola, proporcionando uma plataforma tecnológica evolutiva e personalizada, com alta conectividade e integração completa entre sensores, redes e sistemas. O aplicativo Android Integrado (APPi), por exemplo, realiza o reconhecimento facial do colaborador, com uma interface limpa e comandos e alertas de voz. A Central de Informações e Alertas (CiA) oferece uma central unificada de alertas de operação e sensores, gerando insights sobre potenciais falhas operacionais.

LEIA MAIS > Bioenergética Aroeira aumenta moagem na safra 2023/24 e moderniza o COI

O diretor agrícola da usina complementa informando que as frentes de trabalho são monitoradas em tempo real por meio de câmeras para otimizar as operações no campo. A empresa também está adotando robôs (drones) para o controle de ervas daninhas e pragas, com o objetivo de aumentar a produtividade em suas plantações de cana própria. “Estamos trilhando o caminho interno para alcançar e estabilizar em 100 TCH nas próximas safras”.

Reconhecimento do sucesso presente fortalece expectativas futuras

A competência e dedicação da equipe da Usina São Domingos não passam despercebidas no setor. Recentemente, Fred Polizello foi reconhecido como “Profissional do Ano Agrícola” no MasterCana Centro-Sul realizado em agosto deste ano. Este prêmio concedido pelo setor é um testemunho do compromisso da usina com a excelência e sua capacidade de inovar e se adaptar em um mercado em constante evolução.

LEIA MAIS > Usina Cucaú desenvolve práticas ambientais para garantir a sustentabilidade do açúcar e etanol produzidos

Já no Prêmio MasterCana Brasil, que ocorreu ontem, 23 de outubro, em São Paulo, a usina também se sagrou vencedora em três áreas: Programas de Qualidade e Produtividade – Tecnologia & Inovação; Recursos Humanos – Gestão e Automotiva; e Logística Agrícola – Tecnologia & Inovação.

Tecnologias avançadas impulsionam a expansão na linha de moagem

Saindo dos canaviais e entrando na indústria, a Usina São Domingos atualmente possui dois ternos de moendas (78″) nas extremidades e quatro ternos de moenda (66″) no centro de sua linha de moagem, o que limita sua capacidade a 2,7 milhões de toneladas por safra. Para ampliar sua produção, a usina adquiriu quatro ternos de moenda (78″) neste ano de 2023 e, a partir da próxima safra, terá uma linha de moagem composta por seis ternos de moenda (78″), possibilitando a moagem de até 3,5 milhões de toneladas.

LEIA MAIS > Usina Estivas planeja adoção de 100% do plantio vertical já no próximo verão

Omar Rahal

A indústria não fica para trás quando se trata de abraçar a tecnologia avançada em seu plano de crescimento. Uma inovação interessante é o uso do NIR (Espectroscopia de Infravermelho Próximo), que gera uma eficiência analítica com resultados instantâneos. Essa tecnologia permite maior rastreabilidade, acelera a tomada de decisões, reduz perdas, aumenta a produção e diminui os custos. Para transformar estes dados em atuações assertivas, a São Domingos conta com o S-PAA, que é a única ferramenta de Otimização em Tempo Real (RTO) que utiliza oito das dez tecnologias que definem bem o conceito de Usina 4.0. “Este projeto destaca o impacto positivo da inovação tecnológica na eficiência e sustentabilidade operacional da usina”, comenta o diretor industrial, Omar Canevese Rahal.

LEIA MAIS > Usina São José do Pinheiro avança na implementação de novo módulo do S-PAA

Atuando as áreas de Vapor & Energia e Embebição, o S-PAA garante maior estabilidade para o balanço térmico e de geração de energia da São Domingos. Além da usina catanduvense, essa tecnologia está presente em mais de 100 usinas e plantas industriais do Brasil e América Latina. Desenvolvida pela Soteica do Brasil, a tecnologia exclusiva no mercado é capaz de realizar a modelagem, simulação e otimização online dos processos sucroenergéticos. Seu robusto algoritmo de otimização é executado em tempo real, escrevendo os set-points nas malhas de automação e fornecendo aos operadores os parâmetros operacionais que levam a melhorias no desempenho do processo, resultando em maior eficiência e rentabilidade.

Banner Revistas Mobile