JornalCana

Usina Santa Isabel obtém 100% de aproveitamento no reúso de água

Parque industrial da Usina Santa Isabel
Parque industrial da Usina Santa Isabel

O departamento ambiental da Usina Santa Isabel, em Mendonça, SP, está em constante desenvolvimento, buscando ações que minimizem qualquer impacto ao meio ambiente. Ao analisar a estação de tratamento de água da empresa, seus técnicos concluíram que a ampliação deste processo poderia diminuir a captação de água utilizada na cadeia produtiva da usina.

Pequenas adaptações feitas a partir de estudos e testes resultaram em um projeto sustentável desenvolvido e implantado com o objetivo de minimizar os impactos causados diretamente ao meio ambiente. O projeto implicou na ampliação da estação de tratamento e reúso da água industrial.

A estação de tratamento e reúso de água industrial da Usina Santa Isabel está localizado na Fazenda Três Pontes, Bairro Três Pontes, S/N, pertencente ao município de Novo Horizonte, SP, com capacidade de tratamento na ordem de 220 m3 por hora de efluente industrial, sendo que 100% são bombeados novamente para o processo industrial, fazendo assim, um ciclo fechado.

Devido ao grande problema de escassez dos recursos hídricos nos últimos anos, o desafio para a empresa foi implantar uma estação de tratamento de água com o propósito de reutilizá-la de modo que atinja os padrões de qualidade outrora estabelecidos para esse fim, reduzindo assim o lançamento de efluentes em cursos d’água e consequentemente a captação de água subterrânea e superficial.

Quer ler a matéria completa? Clique aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram