JornalCana

Usina reduz 42% do consumo de água

2014-09-11 Analista Ambiental Luiz Carlos Machado Filho Monitorando Qualidade Agua Itamarati
Monitoramento da qualidade da água

Em 2006, a Usinas Itamarati implantou o Sistema de Gestão Ambiental e de lá para cá diversas melhorias foram implementadas. Uma delas foi o monitoramento da qualidade da água realizado de hora em hora com o objetivo de estabelecer metas de redução de consumo. O trabalho deu tanto resultado que em apenas quatro safras, a empresa conseguiu reduzir 42% do consumo de água. “O consumo da água para moagem de cana idealizado pelo setor é de 1m³/tonelada de cana. Em agosto de 2013, a empresa consumia 1,19 m³/tonelada. A meta de 1 para 1 demanda investimentos em melhorias de processo, mas acredito que em três safras conseguiremos esse número”, afirma Caetano Grossi, gerente do sistema de gestão ambiental da Usinas Itamarati.

“Para economizar água, a empresa deve eliminar as perdas, substituir a água nobre por uma utilizada, trocar águas de lavagem das dornas e CO2 por águas fervidas (reutilizada) e não gastar água sem necessidade. Além disso, toda a água utilizada no processo industrial opera em circuito fechado já há mais de 10 anos. Desta forma, ocorre uma redução da quantidade captada, gerando um volume menor de resíduos líquidos. A economia também se faz a partir do aprimoramento dos processos industriais, o que gera maior eficiência e redução da captação. Dentro do processo industrial é preciso reutilizar a água, reciclando-a, usando uma água menos nobre em tarefas. E tudo isso passa pela educação dentro da indústria, como evitar lavar pisos, por exemplo”, diz.

Ele explica que o processo de colheita crua ajudou a empresa a economizar água. “No processo de colheita de cana crua não se lava mais a matéria-prima pois ela já vai direto para a fábrica. Por isso, a redução de impurezas no momento da colheita, se faz necessária”.

Além disso, a empresa também realiza palestras, treinamentos, diálogo diário de segurança (DDS) onde são levantados assuntos sobre o meio ambiente. Há ainda treinamentos com líderes ambientais, pessoas responsáveis pela gestão ambiental de cada gerência. Os auditores internos também auxiliam no processo de redução de água. Em julho, a empresa formou mais 11 pessoas, totalizando 39 auditores”, enfatiza.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram