JornalCana

Usina reaberta em PE injeta R$ 1,5 milhão somente na primeira quinzena

pumaty fachada

Após dois anos fechada, a Usina Pumaty que reabriu suas portas há menos de um mês na Zona da Mata Sul pernambucana, já começa a produzir os primeiros efeitos financeiros para a região.

Informação dos administradores confirmam que já foi injetado na economia do local 1,5 milhão somente com o pagamento quinzenal dos funcionários agroindustriais e pela cana fornecida para a unidade por 250 produtores de cana-de-açúcar.

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco confirma que outros R$ 2,5 milhões já estão reservados para o pagamento da próxima quinzena.

O saldo da reabertura é positivo tanto é que gerou aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 4 mil toneladas de cana têm sido moídas diariamente desde o último dia 6. “A quantidade poderá chegar a 8 mil/dia quando a usina fabricar açúcar”, revela a entidade.

A volta do funcionamento da usina é resultado da ação de uma cooperativa de Canavieiros (Agrocan), que arrendaram a unidade com o apoio do Sindicato dos Cultivadores de Cana e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.

“Um exemplo do incremento econômico local já pode ser visto no melhor desempenho de negócio da feira pública da cidade onde funciona a usina”. Esta afirmação foi feita na semana passada pelo próprio prefeito de Joaquim Nabuco, João Carvalho, durante visita que fez à usina Pumaty, acompanhando o secretário estadual da Agricultura, José Aldo e o deputado Aloísio Lessa.

A visita foi organizada pela AFCP e o Sindicato dos Cultivadores de Cana. “Até o final da safra, cerca de mil produtores de cana devem fornecer para Pumaty”, informou Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, ao secretário José Aldo, que ficou impressionando com toda a movimentação tanto no pátio da usina, com a fila de caminhões esperando descarregar a cana, como também com o pleno funcionamento no parque industrial, reacendendo a vocação econômica dos municípios canavieiros no local.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram