JornalCana

Usina Pumaty volta a moer

pumaty 2A Usina Pumaty, na Zona da Mata Sul pernambucana, em recuperação judicial e fechada desde 2012, voltou a moer hoje, (3/11). A reabertura da unidade foi possível por conta da sentença judicial em favor da Cooperativa do Agronegócio de Cana-de-Açúcar (Agrocan), que solicitou o seu arrendamento para evitar prejuízo maior aos canavieiros da região pois não teriam aonde moer 800 mil toneladas de cana devido ao fechamento de outras usinas no entorno, a exemplo da Pedrosa e Una açúcar este ano.
O alvará judicial autorizando a iniciativa foi concedida pelo juiz Francisco Julião nesta sexta-feira (31/10), através do processo nº 0074181-33.2014.8.17.0001. A reabertura da usina contou com o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e do Sindicato do Cultivadores de Cana (Sindicape).
Um dos principais articuladores junto à Agrocan, cooperativa formada por produtores de cana que recebeu o direito de arrendar a unidade, foi o presidente do Sindicape, Gerson Carneiro Leão. “Sem esta ação, seria significativa a quantidade de cana dos produtores independentes que ficariam no campo e sem remuneração, ampliando o prejuízo dos agricultores que já penam com a última seca”, explica o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima.
A previsão inicial do excedente de cana era de 800 mil toneladas, mas o quantitativo ficou ainda maior porque duas usinas alagoanas fecharão as portas também, segundo informações da AFCP. Estas unidades recebiam a cana pernambucana todos os anos. Diante da autorização judicial, liberando o arrendamento, os dirigentes das entidades apoiadoras, Lima e Leão, explicam que já neste sábado (1/11) houve uma reunião com os canavieiros da Zona da Mata Sul interessados em moer na Pumaty a cana que produziram. O encontro foi às 9h, no pátio da usina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram