JornalCana

Usina Pumaty está em processo de recuperação judicial

A Usina Pumaty, localizada no município de Palmares (Joaquim Nabuco), a 120 quilômetros do Recife, PE, entrou com o pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Cível da Comarca da capital pernambucana, em novembro do ano passado.

A unidade, controlada pela família Gesteira Costa, atravessa dificuldades financeiras que começaram antes mesmo da crise econômica mundial, iniciada no segundo semestre de 2008. A situação da usina se agravou em 2009, ocasionando protesto dos prestadores de serviço. A empresa tem um passivo estimado em R$ 157 milhões.

Um mês antes do pedido de recuperação, a Exame Auditores Independentes, de Ribeirão Preto, SP, iniciou o planejamento para reestruturação organizacional e recuperação judicial, apoiando acionistas, administradores, credores e investidores.

De acordo com o sócio-diretor da Exame, Angelo Guerra Neto, a Pumaty é considerada referência de qualidade, com produção que atende às exigências de clientes “premium” da região. Segundo ele, 2010 deve ser um ano de melhores resultado para as usinas, por conta da melhor remuneração dos produtos da cana. Isso é um fator positivo para que o processo de recuperação seja mais rápido.

O plano de recuperação da usina Pumaty foi apresentado no início de janeiro. Ainda no primeiro semestre de 2010, será realizada uma Assembleia Geral com os credores para que o plano possa ser analisado e aprovado e, em seguida, homologado pela Justiça.

A Usina Pumaty iniciou a safra 2009/10 no dia 4 de novembro de 2009 com a expectativa de moer 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. A estimativa de produção de etanol e açúcar não foi informada.

O engenho que deu origem à Pumaty foi fundado em 1888 com a denominação de Usina Central Bom Gosto, pelo senhor de engenho José Alves da Silva. Em 1916, o local passou por uma ampliação e passou a se chamar Usina Rio Preto. Só em 1920, o nome passou a ser Usina Pumaty. De acordo com a Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), a primeira moagem como Usina Pumaty foi na safra 1921/22.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram