JornalCana

Usina Pumaty deve reabrir em outubro

Volta da atividade está prevista para o dia 10 de outubro
Volta da atividade está prevista para o dia 10 de outubro

Desde a última segunda-feira, 8 de setembro, profissionais trabalham no interior da usina Pumaty, fechada desde 2012, com o objetivo de retomar seu funcionamento. Trata-se de uma iniciativa dos próprios canavieiros, por meio da AFCP – Associação dos Fornecedores de Cana e do Sindicape – Sindicato dos Cultivadores de Cana, com a participação dos antigos donos da unidade industrial.

A previsão é de que a usina volte a funcionar em 10 de outubro, evitando o prejuízo do excedente de 700 mil toneladas de cana dos produtores independentes da Mata Sul, que não terão usinas para moer com o fechamento de outras unidades na localidade este ano.

Recursos estão sendo viabilizados pela AgroCan e contam com o apoio da AFCP e do Sindicape
Recursos estão sendo viabilizados pela AgroCan e contam com o apoio da AFCP e do Sindicape

Os recursos para a ação estão sendo viabilizados pela Cooperativa dos Produtores – AgroCan – e contam com o apoio institucional da AFCP e do Sindicape “Com a reativação da usina, estima-se uma capacidade produtiva de 550 mil toneladas para esta safra”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. A administração da unidade será feita de forma compartilhada com os autores da reabertura. A ação garante o pagamento da cana dos fornecedores depois de processada na usina.

“Estamos fazendo de tudo para evitar o prejuízo maior para aqueles produtores que não têm para onde escorrer a matéria-prima”, afirmou Gerson Carneiro Leão, presidente do Sindicape. Todavia, o dirigente lembra que existe um projeto para a reabertura da usina Pumaty e Cruangi no Governo do Estado, desde o início do ano, aprovado pelo ex-governador Eduardo Campos em março, porém, não seguido pelo seu sucessor João Lyra Neto.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram