JornalCana

Usina produz pela primeira vez etanol a partir de sorgo

A Usina Cerradinho, em Catanduva (SP), acaba de produzir 1,4 milhão de litros de etanol de sorgo sacarino, experiência inédita no mundo de fabricação em escala industrial do combustível a partir da planta. A companhia cultivou 1.200 hectares da variedade híbrida desenvolvida pela CanaVialis/Monsanto, capaz de gerar açúcar fermentável para a produção de álcool e biomassa para energia elétrica.

A produção de etanol na entressafra de cana reforça a aposta no sorgo sacarino como alternativa para um período de escassez do combustível. O sorgo sacarino tem o mesmo aspecto da cana e, apesar de mais fino, é cultivado em áreas de reforma de canaviais e tem ciclo de 120 dias. Se plantado entre outubro em novembro, no início da entressafra da cana, pod e ser colhido até 45 dias antes do início da próxima safra de cana.

Mesmo maquinário. A planta é colhida com as mesmas máquinas utilizadas para cana e a moagem depende apenas de alguns ajustes na usina. Após sete anos de desenvolvimento, a primeira variedade brasileira de sorgo sacarino criada pela CanaVialis/Monsanto já ocupa 12 mil hectares em dez usinas parceiras da companhia, área que poderá ser quadruplicada na próxima safra.

O sorgo sacarino tem produtividade esperada de 60 a 80 toneladas por hectare, 12% de teor de açúcar e entre 11% e 15% de fibra. Já a cana tem produtividade média de 120 toneladas/hectare, entre 13% e 14% de açúcar e até 12% de fibras. A cana tem como vantagem a produção média de 145 quilos de açúcar por tonelada processada, ante entre 110 e 125 quilos de açúcar do sorgo. O custo de produção do sorgo ficou em torno de R$ 900 por hectare, excluindo a semente, fornecida pela CanaVialis/Monsanto. “O sorgo sacarino é complementar à cana, pois dev e ser cultivado no período de entressafra e em áreas de reformas de canavial; não existe a competição entre as duas plantas”, disse Urubatan Klink, líder de melhoramento de sorgo da Monsanto.

Comparação

145 kg de açúcar por tonelada processada a cana produz

115 kg, em média, de açúcar por t processada o sorgo produz

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram