JornalCana

Usina Petribú completa 100 anos

Em setembro de 2009, a Usina Petribú, localizada em Lagoa de Itaenga, Pernambuco, comemorou 100 anos de fundação e 280 anos da existência do engenho que deu origem ao empreendimento. A indústria se originou de um engenho banguê. O nome Petribú vem da palavra Tupi Potyraybú, que significa “Fonte das Flores”. Esse era o nome de um pequeno riacho afluente do rio Capibaribe na época da colonização brasileira.

A usina nasceu de fato em 1909, quando o engenho foi modernizado passando a produzir 5,3 sacas de açúcar na primeira safra. João Cavalcanti de Albuquerque era o proprietário, conhecido como João de Petribú. “Em 1911, ele publicou um anúncio trocando oficialmente o nome da família e passou a se chamar João Cavalcanti de Petribú” disse o neto de João e atual diretor presidente da usina, Jorge Cavalcanti de Petribú.

Para comemorar o centenário, uma missa foi realizada na Capela São Miguel, que fica na sede da usina, onde estão sepultadas quatro gerações da família Cavalcanti de Albuquerque. Entre eles está Paulo Pessoa Cavalcanti de Petribú, falecido em 2007, que é pai de Jorge. Na ocasião, foi inaugurado o busto de Paulo Pessoa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram