JornalCana

Usina otimiza processo de entrada da cana e economiza um milhão de reais por ano

Usina Açucareira Guaíra
Usina Açucareira Guaíra

Devido à crise que o setor vem sofrendo ao longo destes últimos anos, as empresas buscam a reduzir custos e otimizar mão de obra. Diante deste cenário, em dezembro de 2014, os setores de Corte Carregamento e Transporte (CCT) e Planejamento Agrícola da Açucareira Guaíra, tiveram a iniciativa de utilizar uma tecnologia já existente para otimizar o processo de entrada de cana, criando o Projeto Certificado de Pesagem Eletrônico.

Já em uso nesta safra, o projeto foi desenvolvido intelectualmente pela equipe técnica da unidade, a qual convidou a Hexagon Agricultura, que é sua parceira no desenvolvimento e melhorias de seus sistemas, para aprimora-lo. Este Certificado é o resultado da integração do sistema SAP com os sistemas de planejamento da empresa Hexagon, possibilitando a geração automática de todas as informações necessárias neste processo, uma vez que todas elas se encontram nestes sistemas.

Antes da integração destes sistemas o processo era realizado com a geração das ordens de colheita no sistema SAP e posteriormente encaminhadas às frentes de colheita através de um pen-drive, onde era transferida para um coletor de dados que permitia ao usuário criar o certificado de pesagem com as informações da área colhida, colhedora, caminhão, reboques e motorista. Estas informações eram gravadas em um smartcard (cartão inteligente) e entregues ao motorista, que ao chegar à balança de pesagem descarregava as informações no leitor de dados, liberando o veículo para pesagem.

Além de ser um processo mais demorado, não havia total confiança da informação, pois embora o coletor realizasse algumas validações, erros de digitação eram inevitáveis. Com o Certificado de Pesagem Eletrônico o processo se tornou rápido e eficiente, iniciando pela abertura da ordem de colheita, que passou a ser feita no Sistema de Planejamento de Operações (IPOP), onde o usuário pode visualizar a programação mensal do Sistema de Planejamento de Colheita (ICOL), e selecionar para quais propriedades deseja realizar a abertura de ordem. Concluída esta operação, a ordem é gravada automaticamente no sistema SAP e enviada para o sistema de logística IFROTA, que é utilizado na empresa para otimizar o envio de caminhões ao campo, reduzindo as filas operacionais e garantindo a entrega de cana na usina.

Quando destinado um caminhão à frente de colheita, o sistema IFROTA associa a ele todas as informações referentes ao carregamento de cana, como: ordem de colheita; colhedora; reboques; e motorista, emitindo automaticamente o Certificado de Pesagem Eletrônico. Ao dar entrada para descarregar a cana na usina, o sistema de pesagem da balança identifica o certificado associado ao caminhão e o libera rapidamente para pesagem.

2008-06-11 Colaborador Corte Cana Moagem Canavial Artistica Usina Guaira (1)
Sistema traz economia de um milhão de reais por ano

A implementação do IFROTA e sua integração com os demais sistemas trouxeram vários benefícios à empresa, como: agilidade nas operações; controle mais eficiente dos certificados utilizados; maior confiabilidade nas informações; economia de combustível, visto que antes era necessário levar as informações até o campo; otimização de mão de obra, onde a atividade que era realizada por 28 colaboradores (noteiros), passou a ser realizada por 3 colaboradores, sendo um por turno de trabalho.

Esta nova ferramenta possibilitará à empresa economizar o equivalente a um milhão de reais por ano. Levando em consideração que o CCT são responsáveis por cerca de 25% dos custos totais de produção e a crise que envolve o setor, esta redução de custo é muito importante.

Registro eletrônico de pontos nas frentes de trabalho

A Usina Açucareira Guaíra em cumprimento a Portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), deu inicio no mês de abril de 2015 a segunda etapa da implantação do Registro Eletrônico de Pontos (REP). Dessa vez o objetivo era maior, pois a necessidade era implantar em áreas rurais, localizadas em pontos distantes e sem infraestrutura tecnológica.

Encontrou nas soluções da ExataID os equipamentos com tecnologia de ponta homologados pelo MTE, e softwares para gerenciar com segurança o registro eletrônico de ponto dos funcionários de maneira ágil, segura, completa, de simples utilização e fácil implementação. Estes equipamentos possuem leitora biométrica, modem GPRS e impressora térmica, alimentados através de baterias recarregadas através de energia solar.

As informações de pontos que antes eram registradas por meio de coletores de dados e encaminhadas ao Departamento de Recursos Humanos para transferência manual no sistema Senior, hoje passaram a ser enviadas automaticamente para o sistema via GPRS (sinal de celular).

Quando uma frente de trabalho estiver instalada em local que não há acesso ao sinal GPRS, as informações são coletadas através de smartphones via bluetooth, e transmitidas ao sistema assim que o smartphone encontrar sinal. Atualmente contamos com aproximadamente 1500 funcionários que registram suas marcações de ponto (entrada no serviço; início e término do horário de almoço; e encerramento da jornada de trabalho) através de biometria e impressão de seus comprovantes. Para a Usina Açucareira Guaíra não é somente atender a legislação, é fazer a gestão de pessoas de forma organizada e transparente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram