fbpx

Usina no RS produzirá etanol a partir da batata-doce

Pioneiro no Estado, empreendimento já tem licença de instalação emitida

 

Foto: Arquivo/JornalCana

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, na última sexta-feira (04), a Licença Prévia e de Instalação Unificadas da primeira usina de etanol no estado do Rio Grande do Sul.

A nova usina utilizará batata-doce como matéria-prima e será construída em uma área de três hectares na cidade de Carazinho.

O empresário Henrique Sudbrack Leonhardt, que trouxe a ideia após uma visita a uma usina no Mato Grosso, identificou no Rio Grande do Sul um grande potencial para produzir etanol a partir da batata doce, já que o Estado é um dos maiores produtores do País.

Segundo ele, mais de 400 famílias da agricultura familiar serão beneficiadas “Essas famílias estão cultivando batata doce há dois anos, com produção específica para a usina na transformação em etanol“, informou.

LEIA MAIS > CEOs informam o que esperar da safra de cana-de-açúcar 2021/22

Cerca de 50 pessoas serão empregadas quando a usina estiver em funcionamento. De acordo com Henrique, a batata doce será 100% aproveitada. O álcool será utilizado nos postos da família e o farelo será vendido para a indústria de ração.

Para a usina começar a funcionar ainda é preciso a emissão da Licença de Operação por parte da Fepam após a solicitação do empresário por meio do Sistema Online de Licenciamento e a análise dos técnicos da Fundação.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

nove + 20 =

X