JornalCana

Usina Lins obtém Crédito Verde junto ao BTG Pactual

Os recursos devem ser destinados exclusivamente aos processos de produção de etanol

A Usina Lins divulgou que obteve crédito verde junto ao BTG Pactual, mas não informou o valor do financiamento por estratégia das partes envolvidas. O financiamento bilateral foi realizado através de um empréstimo verde, que tem uso dos recursos atrelado a benefícios ambientais

A operação chamada de Cédula de Produto Rural (CPR) representa a promessa de entrega futura de um produto agropecuário e funciona como facilitador na produção e comercialização.

Os recursos devem ser destinados exclusivamente aos processos de produção de etanol, usado para financiar ou refinanciar a produção de bioenergia. Nessa estruturação, os envolvidos contaram com o apoio da consultoria Resultante para dar o parecer independente para a obtenção do rótulo verde.

LEIA MAIS > Paraíba processa 5,7 milhões de toneladas de cana na safra 2021/22

“A produção de etanol contribui de forma significativa para a preservação ambiental e melhoria da qualidade do ar com a redução das emissões de gases que agravam o efeito estufa. Além da redução da poluição, a produção de etanol significa preservação ambiental”, elucida a empresa.

A usina afirma ainda que tem a sustentabilidade como um dos seus valores e busca constantemente transformá-los em atitudes, conduzindo seu negócio na busca pelo equilíbrio econômico, social e ambiental. Isso envolve desde o uso responsável do solo; a reutilização de resíduos do processo produtivo e a preservação dos recursos naturais existentes. Além de apoio a projetos que contribuem para o desenvolvimento das pessoas e sociedade.

“Nossas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU) e visam garantir a proteção do meio ambiente e do clima”, lembra a empresa.

Em 2007, a empresa aderiu ao Protocolo Agroambiental Paulista e recebeu o certificado de Etanol Mais Verde, que tem como objetivo estimular as melhores práticas agroambientais e a sustentabilidade da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Em 2019, a usina o Selo Energia Verde e em 2020 foi certificada no RenovaBio.

LEIA MAIS > Maior montadora indiana deixará de fabricar veículos a gasolina dentro de 10 anos

Dentre os programas sociais e ambientais da companhia, se destaca o Programa SEMEAR que já realizou o plantio de mais de 850 mil de mudas de árvores em margens e nascentes de rios em fazendas que a empresa utiliza para plantio, incluindo áreas próprias, de fornecedores e de parceiros, com aproximadamente 520 hectares de área restaurada. Essas regiões são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e são protegidas por lei.

“A operação com a Usina Lins é um marco importante para o BTG Pactual, ao estimular o engajamento dos nossos clientes e atrelar o uso dos recursos a benefícios ambientais, o que reforça o compromisso do banco em continuar desenvolvendo a indústria de investimentos sustentáveis no Brasil. Através de instrumentos financeiros é possível estimular a sustentabilidade nas empresas, contribuindo para o amadurecimento desse mercado”, afirma Patrícia Genelhu, head da área de Investimentos Sustentáveis e Impacto do BTG Pactual.

LEIA MAIS > Cédula de Produto Rural estimula investimentos no agronegócio

O BTG tem forte histórico de apoio ao agronegócio com operações estruturadas de crédito, financiando as suas principais cadeias. Hoje, o setor representa cerca de 20% da sua carteira de crédito, com boas perspectivas de crescimento.

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram