Usinas

Usina Jacarezinho investe em programas de saúde para colaboradores

Ações visam a melhorar a qualidade de vida e a produtividade

Usina Jacarezinho investe em programas de saúde para colaboradores

A Usina Jacarezinho, braço sucroenergético do Grupo Maringá instalada no Paraná, vem colhendo bons resultados com os programas de saúde Viver Bem e Antitabagismo, desenvolvidos a partir do acompanhamento periódico dos colaboradores pela Medicina do Trabalho.

A análise dos dados apontou a necessidade de incentivar hábitos de vida mais saudáveis. Em alguns setores, sobretudo nas áreas com maior número de homens, o índice de colaboradores acima do peso e de fumantes alertou para o risco de acidentes na operação.

A empresa, então, investiu na capacitação da equipe de Medicina do Trabalho, composta por uma médica, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem, para que pudessem desenvolver as ações de saúde.

Viver Bem

O programa Viver Bem teve início em 2019, com foco na reeducação alimentar e na prática de atividade física. Com duração de 90 dias, os participantes praticam caminhada e recebem orientação de uma nutricionista sobre alimentação saudável, sempre com acompanhamento da equipe de Medicina do Trabalho. Os 23 colaboradores que aderiram ao programa perderam, juntos, 65 quilos. Em maio, a Usina Jacarezinho prevê iniciar o trabalho com um novo grupo.

Antitabagismo

Criado em 2020, o programa Antitabagismo segue as orientações da Cartilha de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde. Com duração de dez semanas, é voltado para as pessoas que realmente desejam parar de fumar, pois o comprometimento com o programa é essencial para os resultados. Desde o início do programa, houve quatro turmas, que somam 29 colaboradores, dos quais, 93% largaram o cigarro. O programa Antitabagismo deve recomeçar em abril.

LEIA MAIS > Raízen investe em agricultura digital e amplia áreas monitoradas com o uso de drones

Miniclínica volante

Outra iniciativa da empresa é o ônibus da saúde, uma miniclínica volante, onde os colaboradores podem realizar cerca de 600 exames, inclusive os de prevenção aos cânceres de mama e de próstata. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o projeto realiza-se uma vez ao ano, em geral, em outubro.

“Nosso objetivo é estimular a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde de uma forma leve. A ideia é que eles substituam algo que faz mal por algo que faz bem. Isso reduz o sentimento de ausência”, explica Leandro Bacon. O feedback dos colaboradores é animador. “O sentimento de bem-estar físico melhora até o humor. Profissionais saudáveis são mais felizes e produtivos.”

Banner Revistas Mobile