JornalCana

Usina investe na gestão das áreas de Manutenção e Suprimentos

img5347

A Usina Santa Isabel (USI), que conta com duas unidades no interior de São Paulo – uma em Novo Horizonte e outra em Mendonça – possui capacidade para moer 5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Fundada no início dos anos 30, a empresa produz açúcar cristal, açúcar VHP e etanol, além investir na geração de energia.

Com a necessidade de aperfeiçoamento continuo, em 2012, a USI passou a contar com o Planejamento Operacional com Grupos Operativos (PO-GO), desenvolvido pela Intelligentsia Competitividade Integrada em parceria com a Veratis.

O projeto-piloto foi implantado inicialmente nas áreas de manutenção e suprimentos e já foram obtidos benefícios qualitativos e quantitativos, como a percepção da importância de cada colaborador dentro da usina e a redução do atraso na entrega de pedidos.

O diretor de manutenção e suprimentos da usina, Alcides Romero Graciano, explica que mesmo sendo um processo árduo, os resultados têm sido positivos. “Inicialmente os funcionários ficaram preocupados, mas conseguimos ter ótima receptividade. É um projeto difícil, pois precisamos mudar uma cultura que já está arraigada no funcionário. Acredito que um dos principais benefícios foi a maneira como o funcionário passou a se enxergar dentro da organização e a perceber a sua atividade”, explica Romero Graciano.

Na USI a redução de custos pode ser percebida com a diminuição no atraso das entregas. “Esse ganho se deu em resposta ao acompanhamento e monitoramento da área de compras. Muitas vezes nós já tínhamos o material, mas não constava a entrega, por exemplo. Com o projeto conseguimos organizar este setor”, conta o colaborador.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram