JornalCana

Usina incrementa R$ 1,2 milhão por safra com novo sistema para limpeza de esteirão

Solução que elimina o uso do vapor e aumenta a qualidade da limpeza

Realizar uma limpeza eficiente no esteirão é um desafio para muitas usinas. O uso de tubos furados com aplicação de vapor é a solução mais utilizada, mas existem algumas empresas que também usam sistema de ventilação. Porém, ambos os sistemas não são eficientes.

O ventilador não consegue retirar a cana desfibrada incrustrada nas taliscas e o vapor, que faz falta para muitas unidades, custa caro e pode gerar receita na cogeração de energia.

Uma usina, do Centro−Oeste, utilizava vapor vivo para realizar a limpeza e assepsia das esteiras metálicas. A operação não obtinha um resultado satisfatório. Após a limpeza ainda era possível observar sólidos insolúveis, como terra e areia, causando abrasão e desgaste do equipamento. Além disso, a empresa também perdia muita sacarose para bactérias impregnadas no esteirão.

LEIA MAIS > Profissionalização da gestão: um caminho sem volta

O especialista da Spraying Systems apresentou à empresa uma solução que elimina o uso do vapor e aumenta a qualidade da limpeza: o Sistema de Limpeza de Esteirão da AutoJet Technologies.

A solução é composta por unidade de bombeamento e chuveiros de pulverização de alto impacto que promovem a limpeza. Ao ser instalada do lado da talisca, o impacto preciso dos jatos encaminha o material automaticamente para a esteira de borracha. E do lado da corrente, com recuperação por bomba, o material é encaminhado para a embebição do penúltimo terno.

Após instalação do sistema, a usina contou com os seguintes resultados:

  • Ganho no faturamento de R$ 1,2 milhão/safra: o vapor, não mais utilizado, pode ser direcionado totalmente para produção de energia elétrica limpa e renovável
  • Aumento da eficiência industrial: estima−se um aumento de 0,2 a 0,5% devido à maior recuperação de sacarose
  • Aumento da vida útil do esteirão: todos os materiais abrasivos foram retirados
  • Com todos esses resultados positivos, o payback do Sistema de Limpeza de Esteirão foi alcançado em apenas 2 meses.
LEIA MAIS > Grupo Nardini lança Pedra Fundamental de sua segunda usina

A AutoJet Technologies é uma empresa de Engenharia para Resultados que tem como propósito aumentar a eficiência industrial por meio da pulverização precisa. O foco é o desenvolvimento de soluções capazes de eliminar gargalos para aumentar a Eficiência Técnica e a Eficiência Econômica da indústria.

A matéria faz parte da edição 331 do JornalCana. Para ler clique AQUI!

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram