Mercado

Usina inaugura 1º Posto Ecoeficiente de abastecimento interno do país

img3220

Com o compromisso de continuar mantendo o desenvolvimento sustentável e econômico na empresa e atender o crescimento e ampliação da produção da usina, a CerradinhoBio, em parceria com a Ipiranga, decidiu apostar em um projeto pioneiro e inovador: a construção do 1º Posto Ecoeficiente de Abastecimento Interno, na sua unidade em Goiás. Ainauguração acontecerá no próximo dia 5 de setembro, às 10 horas da manhã, no Posto de Abastecimento Interno localizado próximo a entrada da CerradinhoBio, em Chapadão do Céu (GO).

A proposta do Posto Ecoeficiente Ipiranga visa aumentar a eficácia da gestão de energia, água, resíduos e materiais utilizados a partir do seu processo de construção até a sua fase de operação.Ao concretizar a parceria com a Ipiranga, a CerradinhoBio pretende melhorar a operação e gestão de suprimentos dos derivados de petróleo bem como redução das despesas operacionais. “Além destes resultados, este investimento reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade promovendo projetos que priorizem soluções ecoeficientes”, ressalta o presidente da empresa, Luciano Sanches Fernandes.

A ideia surgiu nos princípios de gestão voltados para a sustentabilidade, que direcionam o trabalho da Ipiranga, o diferencial da iniciativa é a mudança de conceito aplicada à operação de postos de combustíveis. “No Posto Ecoeficiente Ipiranga, a prioridade é a economia de recursos naturais tanto no período de execução da obra civil, de edificação e instalações, como também a manutenção desta economia durante as atividades”, revela em nota a empresa.

Desde a inauguração do primeiro Posto Ecoeficiente Ipiranga, em Porto Alegre (2009), voltado para consumidor final, até hoje já são mais de 390 unidades com este perfil em funcionamento ou em processo de implantação, em 25 estados do país e mais o Distrito Federal. O objetivo é fechar o ano com mais de 500 unidades em todo país.

wp_posts

Leocadio Antunes Filho, diretor superintendente da Ipiranga, afirma que oPosto Ecoeficiente é uma iniciativa Ipiranga que demonstra que a sustentabilidade está cada vez mais incorporada aos nossos negócios. “Queremos fazer com que ações que beneficiem o meio ambiente façam parte do dia a dia da empresa e dos nossos clientes e, desta forma, torná-las cada vez mais presentes em nosso negócio. A empresa acredita que apostar em ações em prol da sustentabilidade, que demonstram empenho ético nos negócios e compromisso com o futuro, traz benefícios para todos”, explica.

wp_posts

Diferenciais:

wp_posts

Entre os itens de ecoeficiência a serem adotados estão:

wp_posts

Gestão da Água: os itens que promovem redução no consumo de água englobam coleta da água da chuva, instalação de sistema de fechamento automático em torneiras e chuveiros e diminuição de consumo de água nas descargas dos vasos sanitários.

wp_posts

Gestão de Energia:

Iluminação: foram desenvolvidas soluções para um melhor aproveitamento da luz natural, integrando-a com a artificial, empregando reatores, lâmpadas e luminárias mais eficientes, além da instalação de sensor de presença para evitar o desperdício de energia. Essas ações podem levar a uma significativa redução no consumo de energia elétrica com iluminação.

Condicionamento de ar: um conjunto de ações contribuiu para reduzir a carga térmica do ar-condicionado e ainda melhorar a qualidade dos ambientes. Foram incorporados à edificação elementos sombreadores; vidro especial; e isolamento térmico para otimizar o desempenho do ar-condicionado.

wp_posts

Gestão de Materiais e Métodos Construtivos: foram estudados sistemas construtivos que utilizam menos material, água e energia em seus processos e geram menos resíduo na obra. Para a edificação, utiliza-se o Sistema de Construção Seca, que é modular, com estrutura em aço 100% reciclável e permite uma obra mais rápida, gerando bem menos resíduo que uma obra convencional. Para a cobertura da pista de abastecimento, utiliza-se um sistema de camada única, totalmente aparafusado, sem uso de solda, onde a telha metálica faz também o papel do forro, dispensando a utilização de mais uma camada de PVC. Além destes sistemas inovadores, utilizam-se materiais que impactam menos o meio ambiente em sua produção, instalação e descarte, como tinta à base de água e madeira certificada.

wp_posts

Gestão de Resíduos: trata-se de ações que visam diminuir a quantidade de resíduos gerados em todas as fases do ciclo do negócio, dando destinação correta ao que for gerado tanto na construção quanto na operação via coleta seletiva.

img3221

wp_posts

Banner Revistas Mobile