JornalCana

Usina hidrelétrica será inaugurada quinta-feira no Tocantins

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta quinta-feira (5), às 10h, a Usina Hidrelétrica São Salvador, no município de mesmo nome, a 420 quilômetros de Palmas, região sul do Tocantins. O empreendimento da Tractebel Energia, empresa do grupo francês GDF Suez, demandou investimentos de R$ 850 milhões e tem capacidade instalada de 243,2 megawatts.

A usina, a décima oitava da Tractebel, foi o primeiro empreendimento do setor elétrico a ser contemplado com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A UHE fica entre os municípios de São Salvador e Paranã, no Rio Tocantins. Foram utilizados 290,7 mil m³ de concreto, o que daria para construir quatro estádios iguais ao Maracanã.

A conclusão da obra foi antecipada em dois anos. A capacidade de geração é suficiente para atender uma população de 1 milhão de habitantes. Na programação de inauguração estão previstas visitas às instalações do empreendimento, discursos e um almoço para as autoridades. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, confirmaram presença.

Esta é a terceira usina hidrelétrica inaugurada no Rio Tocantins. Em 2001, a UHE Lajeado foi concluída com capacidade para gerar 902,5 MW de energia. Em 2006, entrou em funcionamento a UHE Peixe Angical, com capacidade para produzir 452 MW. Também estão em andamento as obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, entre os municípios tocantinenses de Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins e Estreito (MA), com capacidade de produção é de 1.087 MW.

Também estão previstas no PAC as usinas hidrelétricas de Tupiratins e Ipueiras, no Rio Tocantins, e a usina de Novo Acordo, no Rio Sono. As obras ainda não têm data para iniciar.

Este mês, a Tractebel também vai inaugurar o Parque Eólico Pedra do Sal, no Piauí. Em junho, será a vez da pequena central hidrelétrica (PCH) Areia Branca, em Minas Gerais. A estimativa da empresa é de investir R$ 1,2 bilhão este ano.

A companhia também desenvolve, em parceria com o grupo Açúcar Guarani, o projeto de uma usina termelétrica movida a biomassa de cana-de-açúcar, a UTE Andrade, cujo início das operações está previsto para abril de 2010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram