JornalCana

Usina Guaíra receberá Prêmio MasterCana Centro Sul Desempenho

A Usina Açucarei Guaíra, de Guaíra, SP, receberá neste próximo dia 31 de agosto, segunda-feira, o Prêmio MasterCana Centro Sul Desempenho 2009 Usina/Destilaria do Ano em Saúde e Segurança no Trabalho. A festa acontece no Clube de Campo Vale do Sol, em Sertãozinho, SP.

A UAG, como é conhecida, foi indicada para receber o MasterCana em razão do sucesso de seus programas voltados à saúde e segurança de seus colaboradores.

Entre eles destacam-se o Programa de Gestão de SST Informatizado – Senior, tanto para a área industrial quanto agrícola, com amplo controle de Cipa, brigada de incêndio, extintores, hidrantes, redes de oxiacetilênicos, estatísticas de acidentes, equipamentos de segurança, programa de prevenção de riscos ambientais “PPRA”, laudos técnicos de condições de ambiente de trabalho “LTCAT”, programa de controle médico de saúde Ocupacional “PCMSO”, exames médicos complementares de todos os colaboradores, perfil profissiográfico previdenciário de todos os colaboradores da empresa, procedimentos de segurança do trabalho por setor/função/atividade de toda a empresa, um forte controle de medicina preventiva, programa ambulatorial informatizado, um forte sistema de integração pessoal, pioneirismo no setor na aplicabilidade de testes de bafômetro desde fevereiro de 1995, com 100% de testes realizados em motoristas, entre outras áreas e aplicação de 64.652 testes no ano de 2008. Todos os motoristas mantém cursos de direção segura e a unidade mantém um programa de vacinação aos colaboradores, como: antitetânica, febre amarela, anti gripe e rubéola. Também realiza campanhas contra doenças oportunistas e/ou infecciosas como dengue, AIDS, DST, diabetes, pressão arterial, etc.

Todas as frentes de trabalho (corte manual, mecanizada, carregamento, capina, fertirrigação, tratos culturais ed motomecanização) são atendidas por grupos de pessoas com curso de capacitação em primeiros socorros e planos de ações emergenciais – PAE. Há caixas de primeiros socorros em todas as frentes de trabalho e pessoal capacitado para sua utilização.

A UAG é pioneira no setor na instalação e funcionalidade de lavanderia agrícola para higienização de EPI’s para a área de defensivos agrícolas.

Todos os colaboradores que trabalham com agrotóxicos possuem curso de capacitação atualizado. A área de saúde mantém curso de transporte emergencial atualizado; os motoristas que transportam produtos perigosos mantém curso atualizado do MOPP e todos os que conduzem ônibus, mantém o curso atualizado de transporte coletivo de passageiros.A unidade apresenta baixo índice de acidentes do trabalho.

A empresa mantém altos investimentos em segurança e saúde do trabalho, como ex: equipamentos de segurança de alta qualidade para todos os trabalhadores indicados no programa de levantamentos ambientais, 3 ambulâncias equipadas, 3 outros veículos de apoio a SST.

Programa de ginástica laboral, com acompanhamento de fisioterapeuta, enfermeira do trabalho etc; Programa de DDS – Diálogo Diário de Segurança, no qual são destinados dez minutos diários nos setores para tratar de assuntos como segurança, saúde, meio ambiente e fisioterapia.

O Prêmio MasterCana Centro-Sul, evento de gala que marca a abertura da Fenasucro&Agrocana, em Sertãozinho, SP, será realizado dia 31 de agosto, no salão nobre do Clube de Campo Vale do Sol, a partir das 19h30.

Além dos troféus, as usinas e destilarias vencedoras terão seus cases publicados no JornalCana e na Revista MasterCana, edição especial que aborda exclusivamente os Melhores do Ano no Setor.

A premiação MasterCana conta com o patrocínio das empresas Barão de Mauá, Bauche, Brumazi, Mitre, Nambei, Quimatec e Sudrat.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram