JornalCana

Usina Guaíra é tema de programa especial da Bloomberg em parceria com a ONU

Os trabalhos realizados pela Usina Açucareira Guaíra no âmbito do Projeto de Sustentabilidade Valore, iniciativa socioambiental desenvolvida em parceria com a companhia Bayer, foram tema de reportagem exibida em dezembro no canal norte-americano Bloomberg, de grande audiência mundial. A matéria foi veiculada no programa “Time for Global Action”, que tem parceria com a ONU e divulga ações voltadas para a sustentabilidade em todo o mundo.

Criado pelo departamento Ambiental da Guaíra, o Projeto Valore, entre outros objetivos, responde a um mercado global cada vez mais exigente e preocupado com questões relacionadas à sustentabilidade das cadeias produtivas. Visando contribuir para a produção sustentável da cana-de-açúcar e de seus produtos derivados, o Valore é ferramenta fundamental nos processos de certificações agrícolas da companhia. Para o diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, projetos como este são cada vez mais necessários para usinas brasileiras que exportam seus produtos.

“Atestar a produção sustentável de açúcar e etanol é um requisito crescente entre os importadores, principalmente para europeus e norte-americanos. O mais interessante a respeito do Valore é que ele não proporciona apenas acesso a mercados, mas também a uma melhor condição socioeconômica para todos os colaboradores que atuam na empresa, que vale destacar, é uma das mais tradicionais do setor”, observa o executivo.

O responsável pelo departamento de Agricultura da Guaíra, Gustavo Villa Gomes, reforça este argumento: “Temos um relacionamento muito estreito com programas sociais que atendam creches, escolas, entre outros órgãos municipais, no sentido de melhorar a qualidade de vida destas pessoas que estão conosco no dia a dia de trabalho e, lógico, dos seus familiares também”.

Além de mostrar a eficiência na produção de cana – como a mecanização de 100% de sua colheita desde 2009 – e seus derivados e desenvolver ações de preservação ambiental no município de Guaíra (SP), o Valore tem uma agenda social bastante significativa. Este aspecto foi enfatizado pela reportagem exibida na Bloomberg, que entrevistou e contou a história da ascensão profissional vivida por funcionários valorizados por um dos programas de capacitação da Guaíra.

“Já tínhamos um plano voltado para o meio ambiente e a segurança (no trabalho), mas o Valore veio para brilhar ainda mais. Comecei a trabalhar cedo, foram 12 anos de comércio, em bar e padaria, até que fui para a Usina Guaíra. Iniciei no Serviços Gerais e, mesmo com amigos dizendo ‘Carlos, volta para a padaria, onde você trabalhava de gerente, sentado, apenas coordenando’, eu queria algo mais, ser alguém na vida. Vi, então, que na usina eu tinha essa possibilidade”, explica Carlos, que recentemente concluiu o curso de Técnico de Segurança.

Prêmios

As iniciativas promovidas nos últimos 12 anos em prol da preservação do meio ambiente e regularização de suas propriedades renderam à Guaíra importantes premiações este ano: por três anos consecutivos, a Guaíra recebeu da Ordem dos Parlamentares o prêmio Top Quality Ambiental; foi honrada com o Título “Empresa Amiga da Natureza”, concedido pelo 4º Batalhão da Polícia militar Ambiental do Estado de São Paulo; e, desde 2010, acumula o reconhecimento de Empresa Destaque Preservação Ambiental após pesquisa elaborada pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo em parceria com o Ibama, Conama, MMA e outros órgão governamentais.

A companhia também foi laureada com o troféu MasterCana Desempenho Centro-Sul em 2016 e na categoria Social (2011 e 2014), além do prêmio BestBIO (2013 e 2014), do Jornal Cana, como “Empresa do ano em Sustentabilidade”, e o selo VisãoAgro Sudeste 2016, na modalidade Empreendedorismo e Gestão Administrativa.

Tradição

A usina Guaíra nasceu em um momento especial para o setor sucroenergético. Logo nos primeiros anos do Proálcool, o empresário e agropecuarista, Heráclito da Motta Luiz, em conjunto com os filhos, Eduardo Junqueira da Motta Luiz e Otávio Junqueira Motta Luiz, decidiu apostar no inédito programa criado perlo Governo para promover o etanol carburante e trocou a criação de gado pelo cultivo de canaviais. Pouco tempo depois de iniciar a empreitada, foi lançada, em 1981, a pedra fundamental da Destilaria Guaíra. À época, a empresa contava com 1.100 funcionários e uma produção diária de 120 mil litros do biocombustível canavieiro.

Em 1993, a Guaíra inaugurou sua a fábrica de açúcar, produzindo diariamente 8 mil sacas para o abastecimento dos mercados interno e externo. Atualmente, são 2.700 colaboradores diretos, 480 mil litros de etanol hidratado ou 420 mil litros de anidro, e 1.000 toneladas de açúcar (20.000 sacas de 50 kg) produzidos diariamente. Na lista de exportação dos seus produtos, constam os principais mercados mundiais; Europa, África, Oriente Médio, China e Rússia.

As informações são da Unica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram