JornalCana

Usina firma parceria para produção de biogás de vinhaça para substituir diesel

 

2011-04-07 Jalles Machado Aereas (1)

O Governo de Goiás, a Jalles Machado, o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), a Universidade de Brasília e a GTO Bioenergia e Meio Ambiente Ltda assinaram na última segunda-feira, 30 de junho, um protocolo de intenções para produção de biogás de vinhaça. Em um primeiro momento a ideia é formar um grupo de profissionais para elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira, assim como identificar e propor os incentivos necessários ao desenvolvimento de projetos produção e utilização de biogás, a partir da vinhaça de cana-de-açúcar. “A nossa intenção é poder substituir o diesel, utilizado na frota e em equipamentos agrícolas, pelo biogás, um combustível limpo e renovável”, ressalta o diretor-presidente da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho.

Com um investimento que possibilitará a fermentação da vinhaça, será possível a produção de Biometano para substituição do diesel, sendo que a Jalles Machado será a primeira usina de Goiás a implantar a tecnologia. A estimativa é de que será possível produzir 1,5 milhão de metros cúbicos de biogás diariamente.

O grupo de profissionais estudará, também, propostas de incentivos fiscais necessários para a consolidação do projeto.

Segundo o presidente do Sifaeg, André Rocha, Goiás tem crescido 20% a mais que todo o Nordeste brasileiro na produção de energia limpa e, que, provavelmente, deverá ser o único com crescimento de safra neste ano.

O governador Marconi Perillo ressalta que Goiás vem apostando cada vez mais na produção de energia limpa e que iniciativas nesse sentido animam o Governo a investir e a buscar parcerias como essas. “Goiás está se consolidando como um Estado estratégico na produção de energia limpa no País e o que mais nos anima é a possibilidade de substituição de uma energia fóssil por uma energia limpa. Além de agregar valor à economia, colaboramos com o meio ambiente, adotando medidas de sustentabilidade, para que possamos dar uma parcela de contribuição na redução do efeito estufa”, afirma.

2008-07-22 Canavial Organico Cana Jalles Machado (7)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram