JornalCana

Usina faz manutenção durante a safra

img10329

Há duas safras a Usina Clarion, do Paraná, está fazendo sua manutenção industrial durante período de safra. A informação é de Edson de Medeiros, o Cheba, supervisor de produção da empresa.

Segundo ele, atualmente a unidade não roda 24 horas ininterruptas, mas processa em horário comercial. Nessa safra a empresa deverá também emendar as safras, pois ainda não finalizou sua moagem 2013/14. “Geralmente a Clarion roda somente um horário, das 7h as 17h. Quando paramos fazemos a manutenção pendente, pois temos o intervalo de um dia sem moer em final de ciclo. Preferimos fazer a manutenção preventiva já há quatro safras”.

Cheba explica que em final de safra a cana chega em volumes pequenos, mas quando começar o próximo ciclo em abril, o intervalo será menor. “A partir de abril a usina também deverá rodar somente um horário. Estamos rodando sem novidades, tranquilamente dessa forma”, diz.

Segundo especialistas a parada é muito cara para a usina e o correto seria seguir moendo, e simultaneamente arrumar o maquinário. “É muito cara a manutenção industrial e está se tornando inviável. O setor terá que agregar outros produtos para ajudar no seu orçamento como a cogeração e o etanol de segunda geração nesse período de manutenção. A tendência de um futuro próximo será realizar a manutenção preditiva durante o período de safra, sem parar, se for o caso, somente cinco dias”, explica José Ieda Neto, consultor industrial da INEL Engenharia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram