JornalCana

Usina do PR incentiva orientação vocacional

Cerca de 70 alunos do último ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Antônio Vieira, de Engenheiro Beltrão (PR), participaram nos últimos dois meses do projeto “Orientação vocacional” desenvolvido pela Sabarálcool, que visa auxiliar na escolha da futura carreira profissional.

O grupo de alunos, dividido em quatro turmas, participou durante um mês de encontros semanais para descobrir as aptidões profissionais.

Os encontros fazem parte do projeto desenvolvido e aplicado há mais de três anos pela empresa.

No primeiro encontro, profissionais da Sabarálcool aplicam um questionário para conhecer cada um dos alunos, todos se apresentam e, depois, discutem os objetivos do projeto. Na segunda fase, os estudantes passam por uma técnica de auto-conhecimento, e no terceiro encontro, participam de um teste psicológico, que avalia a personalidade, a habilidade e as aptidões de cada um dos participantes. “Cada um tem de ter o livre arbítrio para escolher a carreira. Procuramos orientá-los, para que não escolham a profissão, por conta da interferência de amigos, parentes ou até mesmo dos pais. O profissional tem de sentir prazer ao exercer a carreira, que ele escolheu”, frisa a Assistente de Recrutamento e Seleção, Juliana Antoniassi.

Na fase final do projeto de Orientação Vocacional, os alunos são convidados a visitar as instalações da Sabarálcool, assistem a um vídeo institucional da empresa e participam de palestras com profissionais de diversos setores e formados nas mais diferentes áreas, além de receberem um feedback sobre o resultado dos testes aplicados no terceiro encontro.

“A maioria dos alunos pensa que trabalhar em uma usina é apenas cortar cana-de-açúcar, mas não é esta a realidade. Durante as palestras, eles têm contatos com outros profissionais de setores diferentes e percebem uma realidade totalmente oposta daquela que eles imaginavam”, argumenta Monique Casacchi Mariussi, Psicóloga Organizacional da Sabarálcool.

Na unidade filial, cerca de 70 alunos do Colégio Estadual Ana Neri, de Perobal, também participaram de quatro encontros. Segundo a Assistente de Recrutamento e Seleção da unidade Filial, Lediane Cristina Pereira, o Projeto de Orientação Vocacional também está sendo desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual Papa João XXIII, em Alto Piquiri (PR), com a participação de 65 alunos. Os estudantes iniciaram o projeto em novembro com previsão de término em dezembro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram