A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Usina de Açúcar e Álcool Goioerê Ltda. a implantar e explorar a Usina Termelétrica (UTE) Goioerê, localizada no município de Moreira Sales (PR).
A decisão de outorga para a companhia sucroenergética obteve aprovação unânime da diretoria da Aneel. O processo relacionado à UTE coube à Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração da agência reguladora do governo federal.
Segundo a outorga, a UTE Goioerê atuará como Produtor Independente de Energia (PIE), com potência instalada de 15 megawatts (MW) e 3,6 MW de potência líquida.
Redução de tarifas
Conforme o relator do processo, André Pepitone da Nóbrega, foi estabelecido em 50% o percentual de redução a ser aplicado à Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e à Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).
A redução das tarifas ocorrerá na comercialização da energia gerada pela UTE Goioerê, incidindo tanto na produção quanto no consumo da energia comercializada, enquanto a potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição da Central for menor ou igual a 30 MW, a vigorar a partir de 27/07/2016.