JornalCana

Usina de Queiroz utiliza tecnologia de ponta e implanta o COI

Com o objetivo de otimizar todo o processo de produção industrial, a nova unidade da Usina Clealco, em Queiroz, SP, está utilizando tecnologia de ponta na área de automação, implementado soluções GE Fanuc, como controladores de processo PACSystems Rx3i (Programable Automation Controller) e remotas Versamax interligados com relês Multilin. Segundo o coordenador de processos da usina, Walter Lima Correa, a escolha por essa tecnologia foi motivada pela possibilidade de integrar futuramente outras ferramentas, como o Manufacturing Execution System (MES) e historiadores.

“Toda planta industrial está automatizada, o que torna o controle essencial para operação, planejamento de produção e manutenção. Isso nos levou a um melhor aproveitamento da mão-de-obra, gerando aumento da produção e eliminação de erros por processos manuais”, observa. De acordo com ele, a solução GE Fanuc permitiu a integração com protocolos de rede, como o Profibus DP, além da padronização de redes, relês de proteção Multilin e controladores PACSytems e remotas VersaMax.

A Fertron Controle e Automação Industrial realizou a integração de todo o sistema da unidade, implantando inclusive o Centro de Operações Integradas (COI), que reúne, em um mesmo local, estrategicamente posicionado, os controles de processos e seus operadores, facilitando a comunicação e ainda possibilitando o ajuste e a correção, com rapidez, de qualquer operação. “O COI melhora o desempenho de todas as etapas do processo, pois agiliza a tomada de decisões. A comunicação é imediata. Não há necessidade de usar rádio ou qualquer outro meio de comunicação”, afirma o coordenador de processos da unidade de Queiroz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram