JornalCana

Usina de PE vai dobrar produção de açúcar nesta safra

A Usina Alcoolquímica (ex JB), de Pernambuco, vai dobrar a produção de açúcar nesta safra que iniciou no dia 12 de setembro. A expectativa de moagem da empresa é de 1,2 milhão de toneladas em 2011, a mesma média de 2010, o processamento de etanol deverá ser o mesmo de 2010, cerca de 60 milhões de litros e a produção de açúcar será de 1,6 milhão de sacas de 50 kg para atender o mercado aquecido. Para incrementar a produção a empresa investiu R$ 8 milhões em uma fábrica vertical, desenvolvida e aplicada para processamento do xarope, chamado de “Torres de Processamento de Massa”. Investiu ainda na compra de um cozedor contínuo e um cristalizador contínuo, inéditos no Nordeste.

Com eles a produção diária será incrementada para 10 a 12 mil sacas por dia para conseguir o resultado de 1,6 mihão de sacas totais. “A vantagem é que a torre é de pequena capacidade em termos de volume mas como trabalha continuamente não apresenta perdas do equipamento por batelada, pois ela trabalha sem parar. Somente pára de 15 em 15 dias para efetuarmos a limpeza”, explica João Santana, coordenador industrial da Alcoolquímica.

Segundo ele, o equipamento reduz as perdas e produz mais açúcar por tonelada de cana, pois recupera mais e aumenta a capacidade do processo, além de extrair mais caldo para destilaria. “A idéia é mandar todo caldo da moagem para a fabricação de açúcar e deixar a destilaria trabalhar com o mel próprio e o importado, devido a falta de matéria-prima”, diz Santana.

Outra inovação da empresa foi realizar o enfardamento da palha para ter combustível para queimar na caldeira. “Ela é levada para a usina, peneirada e enviada para caldeira, uma inovação no Nordeste”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram