JornalCana

Usina de Goiás começa a exportar para mercado indiano

Segunda maior usina de Goiás, a Jalles Machado S.A. despachou no fim de setembro um carregamento de 3 milhões de litros de álcool para a Índia, por meio da trading Crystalsev. Foi uma operação experimental, que permitiu à usina testar as possibilidades desse mercado e engatar as negociações para um novo embarque, em valores e volumes mais alentados, possivelmente entre junho e julho do próximo ano, também com destino ao mercado indiano.

A primeira exportação representou apenas 5% da produção total de álcool na safra 2004/2005, quando a Jalles Machado espera processar 59,7 milhões de litros. A empresa, assim como outras três usinas goianas, aproveitou uma janela de oportunidade aberta pela quebra da safra de cana da Índia neste ano, o que reduziu a oferta de matéria-prima e transformou aquele país no maior comprador de álcool brasileiro neste ano, com uma participação de 23% no volume exportado pelo Brasil. No total, Goiás exportou 40 milhões de litros de álcool, na primeira operação do gênero na história do Estado.

Para o diretor-administrativo e comercial da Jalles Machado, Segundo Braoios Martinez, nos próximos anos deverá ocorrer “uma verdadeira corrida” no mercado internacional de álcool, o que ajudará o País a pelo menos repetir, em 2005, o embarque recorde esperado para este ano, que está próximo a 2,2 bilhões de litros.

A usina exporta toda sua produção de açúcar orgânico, que teve início há dois anos, sob certificação da SGI. As 7 mil toneladas produzidas, num total de 1,8 mil hectares, são destinadas, principalmente, ao mercado norte-americano, mas há embarques de quantidades menores para o Canadá e para alguns países europeus.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram