JornalCana

Usina de etanol de milho começa a operar dia 4 em Mato Grosso

Uma usina experimental de etanol a partir do milho entra em operação nesta quarta-feira (4), em Campos de Júlio, 553 quilômetros a noroeste de Cuiabá, em Mato Grosso. A iniciativa é da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtores rurais do Estado.

O intuito é sanar o problema de desvalorização do grão em virtude do excedente de produção no Mato Grosso. Produtores de milho dependem atualmente dos leilões e prêmio oferecidos pelo Governo Federal e, mesmo assim, não conseguem uma renda superior aos custos de produção.

A usina de etanol de milho vai servir como uma experiência para o estudo de viabilidade do projeto. Além da criação de usinas de etanol, o projeto também visa capacitar as unidades de biodiesel existentes no Estado para a fabricação de etanol. Seriam projetos menores.

Uma propriedade de 400 a 500 hectares investiria hoje cerca de R$ 400 mil na instalação de uma pequena usina. A usina que inicia a produção nesta quarta-feira será uma espécie de laboratório que mostrará a viabilidade do projeto.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram