JornalCana

Usina de energia de ondas deve começar a funcionar em dezembro

O projeto final para implantação da primeira usina de energia de ondas do continente sul-americano será apresentado na segunda-feira (13) pelo professor da Coppe (Coordenação de Estudos de Pós-Graduação de Engenharia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Segen Estefen. O evento faz parte do Seminário Internacional de Energia de Ondas, que a Coppe promove em seu auditório, na Cidade Universitária, e deverá contar com a presença do Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e do presidente da Eletrobrás, Aloísio Marcos Vasconcelos Novais.

O projeto prevê a construção de uma usina piloto com capacidade de geração de 500 quilowatts (KW) de energia no Porto de Pecém, localizado a 60 quilômetros de Fortaleza (CE). Do total de 20 módulos da usina definidos no projeto, os dois primeiros têm inauguração programada para dezembro deste ano, com financiamento do governo do Ceará. A licitação para a construção deve ser feita em março. Esses dois módulos iniciais terão capacidade de geração de 50 KW.

O projeto usina de ondas foi desenvolvido por pesquisadores da Coppe, liderados pelo professor Segen Estefen, coordenador do Laboratório de Tecnologia Submarina da entidade, e é financiado pela Eletrobrás. Ao contrário dos projetos desenvolvidos em outros países, o projeto da Coppe/UFRJ utiliza uma câmara hiperbárica, que é um equipamento simulador de ambientes marinhos de alta pressão, para produção de jatos dágua.

A intenção do professor Estefen é produzir jatos correspondentes a uma queda dágua de 500 metros de altura. Segundo a assessoria da Coppe, essa potência é superior à de uma usina hidrelétrica convencional. A Coppe está levantando também a capacidade de geração de energia de toda a costa nacional. Dados preliminares indicam que o potencial do litoral brasileiro é suficiente para suprir 15% da energia elétrica consumida no país, que é de 300 mil GWh por ano.

Especialistas estrangeiros que participam do seminário vão apresentar os resultados das usinas piloto que estão em funcionamento na Europa, e o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, falará sobre o papel das fontes alternativas de energia no Brasil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram