JornalCana

Usina de cana São José da Estiva implanta software de gestão industrial

A companhia sucroenergética Usina São José da Estiva, localizada em Novo Horizonte (SP), trabalhará a safra 2016/17 com software de gestão industrial online. O S-PAA deverá ser implantado entre este mês de janeiro e o começo de abril próximo. A safra 16/17 da Usina São José da Estiva deverá começar no dia 04 de abril.

Usina São José da Estiva: expectativa de produtividade industrial com o software S-PAA
Usina São José da Estiva: expectativa de produtividade industrial com o software S-PAA

O software representa o “estado da arte” em gerenciamento industrial já aplicado a usinas e destilarias, especialmente pela atuação em laço fechado nos principais set-points da indústria, como a embebição e controle caldeira/turbogerador.

O S-PAA é um software para modelagem, simulação e otimização on-line dos processos sucroenergéticos. Com o software é possível realizar uma modelagem global processo e de suas utilidades.

“Nossa expectativa com o software é obter ganhos em produtividade industrial”, diz o diretor superintendente da Usina São José da Estiva, Roberto Holland. “A aposta é ter menos perdas em todo o processo, com menor consumo de vapor, melhora na extração e conseguir maior eficiência industrial.”

Leia mais: Saiba como será a safra 16/17 da Usina São José da Estiva

Conforme Holland, a Usina São José da Estiva já opera com grande índice de automação. “Mas as decisões de regulagens, temperatura, quantidade de embebição, são do operador”, conta. “Ele tem as normas a seguir, mas a decisão é dele.”

Com o S-PAA, emenda Holland, a “proposta do sistema é como se tivéssemos um engenheiro preparado, extermo, vendo a usina como um todo e calculando todos os balanços térmicos a cada cinco minutos.”

Saiba mais sobre o S-PAA

O software tem robusto algoritmo de otimização capaz de ser executado on-line, definindo para os operadores em tempo real quais parâmetros operacionais levam a uma melhoria do desempenho do processo e consequentemente a uma maior rentabilidade.

Leia mais: Software é ‘estado da arte’

A Suíte denominada S-PAA possui três módulos principais: o de gerenciamento e otimização de energia; o de gerenciamento e otimização de processo produtivo; e o de operação e otimização em Laço Fechado.

Leia mais: Usaçúcar Unidade Gaúcha implanta controle automático de embebição 

O módulo de operação e otimização em Laço Fechado, denominado S-PAA Closed Loop, permite que alguns set-points sejam definidos automaticamente pelo sistema, agilizando as implementações propostas e estabilizando o processo em um novo patamar de rentabilidade.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram