Usinas

Usina de cana Pedroza volta a moer. Saiba detalhes

Pedroza: safra de 400 mil toneladas de cana
Pedroza: safra de 400 mil toneladas de cana

A Usina Pedroza, localizada no município de Cortês, na Zona da Mata Sul, a 104 quilômetros do Recife (PE), iniciou a safra 2015/16 na manhã desta quarta-feira (07/10).

Uma das mais tradicionais usinas de cana-de-açúcar do Pernambuco, a Pedroza foi fundada em 1891 e só deixou de moer na safra 14/15.

Para a 15/16, a previsão é de que a Usina Pedroza… 

… realize uma safra com moagem de 400 mil toneladas de cana-de-açúcar. Com essa moagem, a expectativa é de produzir 8 milhões de litros de etanol e 35 mil toneladas de açúcar.

A Usina de cana gera 4 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. A Pedroza conta também com potencial de geração de eletricidade de 4,3 megawatts (MW), dos quais 3,3 MW numa térmica de biomassa da cana-de-açúcar e 1 MW em uma pequena central hidrelétrica.

Leia mais: Safra em Pernambuco será mais alcooleira

A Usina Pedroza é a segunda a ser reativada este ano em Pernambuco.

Pedroza: safra de 400 mil toneladas de cana
Pedroza: safra de 400 mil toneladas de cana

A primeira foi a Cruangi (Zona da Mata Norte, a 108 quilômetros do Recife), que iniciou a moagem para a safra atual no dia 15 de setembro.

Leia mais: Usinas são reativadas em Pernambuco

“Com isso, encaramos as instabilidades, e, passamos de 15 usinas em operação na safra 2014/2015 para 17”, contabiliza Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE, entidade representativa das usinas sucroenergéticas.

“É uma sinalização de que o setor está procurando vencer a crise provocada por anos seguidos de uma política de preços que estimulou o consumo de gasolina e prejudicou as vendas de etanol”, analisa. Em todo o Brasil, 80 usinas fecharam as portas nos últimos anos.

História

A unidade de cana Pedroza volta a produzir depois de arrendada pelo proprietário, o Grupo Farias (à frente o empresário Eduardo Farias), à Copersul, sociedade entre os empresários Gerson Carneiro Leão e Reginaldo Moraes. Gerson Carneiro Leão é fornecedor de cana, incluindo fornecimento de cana para a própria Pedroza. Reginaldo Moraes é ex-gerente da usina.

Banner Revistas Mobile