JornalCana

Usina de álcool em Mirassol entra em funcionamento em maio

O grupo empresarial Novo Milênio vai colocar em funcionamento o parque industrial da antiga Cooprocami (Cooperativa dos Produtores de Cana de Mirassol DOeste). Cerca de 80 pessoas do município trabalham na reforma do setor industrial da usina de álcool. Os serviços voltaram a ser executados neste mês, a fim de intensificar a manutenção, que deve estar concluída até o mês de abril.

As informações partiram do gerente de operações da Cooperb (Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco) Célio Moura. “O funcionamento desta cooperativa em Mirassol DOeste vai contribuir ainda mais na geração de empregos e com o progresso da região”, frisou ele citando que outra empreiteira está em Lambarí DOeste, com mais 20 pessoas, cuidando das montagens da ala de caldeiraria.

Célio esclareceu que cerca de 100 pessoas já trabalham no setor industrial para a manutenção da usina, mas que esse número será ampliado para 150 até o final de janeiro para que a produção de álcool no município possa ser iniciada no dia 2 de maio próximo.

Para o gerente Célio, os 150 empregos que a usina já mantém de forma direta é o primeiro passo para alavancar a economia local e expandir a mão-de-obra a outros municipios, gerando mais empregos e divisas para a região, tanto na forma direta quanto indireta.

A partir do funcionamento da usina, o setor industrial deverá contar com 300 pessoas trabalhando. “Na parte de campo, para o trabalho braçal, que se inicia em fevereiro, a empresa deverá ter em torno de 200 a 250 pessoas, o que irá perfazer um total aproximado entre 500 a 550 empregos”, frisou citando que essas pessoas serão oriundas dos municípios de São José dos Quatro Marcos, Curvelândia, Glória DOeste e Mirassol DOeste.

A partir do encerramento do plantio, que deve ocorrer no final do mês de abril, vai iniciar a colheita, ocasião em que o número de cortadores de cana deverá girar em torno de 500 pessoas, além de tratoristas, motoristas e operadores de máquinas.

Produção deve atingir cerca de 20 milhões de litros

A perspectiva de funcionamento da usina do grupo Novo Milênio, em Mirassol DOeste, está marcada para próximo dia 2 de maio, ocasião em que deverá iniciar as atividades com uma capacidade de moagem de 250 mil toneladas de cana de açucar da safra 2006/2007.

Para gerar essa moagem o grupo possui um plantio de 2,6 mil hectares de cana-de-açúcar prontos para serem colhidos, além da previsão de plantação em mais 2 mil hectares neste ano. A Cooperb pretende ainda arrendar mais áreas de terras no município e região para o plantio de cana para novas safras.

Segundo o gerente de operações da Cooperb, Célio Moura, a safra está prevista para produzir cerca de 20 milhões de litros de álcool hidratado nos dois primeiros anos de funcionamento.

Usina vai gerar novos empregos

As pessoas interessadas em trabalhar nas empresas do Grupo Milênio deverão preencher suas fichas e entreguarem na portaria do escritório da usina.

A contratação de pessoal vai ser feita por cada setor específico, segundo explicou Célio Moura. “A hora dessas pessoas vai chegar e elas vão ter emprego sim, porque a gente precisa de muita mão-de-obra, a gente precisa do povo de Mirassol DOeste e região”, garantiu.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram