JornalCana

Usina Coruripe recicla água e diminui captação no rio

A Usina Coruripe de Campo Florido (MG), foi selecionada para participar das comemorações da Semana do Meio Ambiente da Fiemg – Federação das Indústrias de Minas Gerais, que acontece de 2 a 8 de junho, em Belo Horizonte (MG).

A usina foi selecionada graças ao trabalho de reutilização da água no processo industrial de açúcar e álcool, diminuindo a captação dos rios e reduzindo o impacto ambiental da produção,

Em agosto de 2004, a empresa, que é associada ao Siamig/Sindaçúcar-MG – Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais, instalou um sistema de resfriamento de água condensada, que depois é reincorporada novamente à rede de água bruta industrial. Como resultado, foi possível reduzir a captação de água no ribeirão São Francisco de 600 m³/h para 300m³/h. Foi diminuída, também, a incorporação de água industrial na vinhaça (subproduto da produção de álcool e utilizado como fertilizante), amenizando o impacto ambiental ao meio ambiente e custos industriais com óleo diesel, cobrança de água e energia.

Durante este ano, 21 trabalhos de empresas mineiras foram inscritos na Fiemg para participar nas categorias Educação Ambiental, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Biodiversidade, Resíduos Sólidos Industriais, Mudanças Climáticas, e Estrada Real. Dezoito foram selecionados e, entre eles, o trabalho da Usina Coruripe Filial Campo Florido, inscrito na categoria biodiversidade.

De acordo com o gerente industrial, José Carlos Teixeira, o desenvolvimento do trabalho tem como base a preservação dos recursos hídricos, já que o uso da captação de água para fins industriais vem encontrando resistências cada vez maiores por parte de órgãos ambientais, chegando a ponto de inviabilizar a implantação de novas unidades industriais. Diante destas exigências ambientais a Usina Coruripe filial Campo Florido já está trabalhando no sentido de reduzir a captação de água para os processos industriais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram