fbpx
JornalCana

Usina Coruripe otimiza processos para tornar a cadeia produtiva mais estratégica e funcional

Equipes capacitadas diferenciam as organizações no mercado

A Usina Coruripe tem ampliado os investimentos no desenvolvimento estratégico da área de gestão de suprimentos. Nos últimos sete meses, 30 colaboradores da companhia participaram de uma série de treinamentos on-line sobre Spend Analysis, Finanças para Compras, Matriz Estratégica de Compras e Strategic Sourcing.

Nesse período, a equipe aperfeiçoou habilidades em avaliar, de forma técnica, aspectos que vão desde a formulação da estratégia até a medição dos resultados, passando pela gestão de contratos, qualidade e prazo; tudo isso com o intuito de identificar o que melhor se qualifica nos quesitos “custo, risco e benefício”.

De acordo com o gerente executivo de Suprimentos da Coruripe, Érico V. do Lago Afonso, a Strategic Sourcing é uma abordagem de gerenciamento de compras que busca otimizar a aquisição de materiais e serviços de forma estratégica, considerando não apenas o preço, mas também a qualidade, a confiabilidade do fornecedor, a capacidade de inovação, entre outros fatores.

LEIA MAIS > CANABIO23 promete uma imersão no mundo da cana regenerativa

“A importância disso para a área de Suprimentos da companhia é a criação de uma estratégia de compras bem definida e focada na redução de custos e aumento da qualidade dos produtos ou serviços adquiridos. Além disso, essa abordagem permite uma melhor gestão do relacionamento com fornecedores e a busca por novos parceiros estratégicos que possam contribuir para a melhoria dos processos produtivos e dos resultados da nossa empresa”, afirma.

Depois de várias etapas de conhecimento técnico, o time participou de sessões de mentorias para colocar em prática o que foi visto em sala de aula. A trilha de treinamentos finalizou com a apresentação de estratégias de negociação para mais de 10 categorias relevantes ao negócio da Usina Coruripe.

Outro ponto positivo da capacitação foi a possibilidade de inclusão de colaboradores de todas as áreas de Suprimentos (Gestão de Contratos, Suprimentos Estratégicos, Gestão de Materiais e Almoxarifado) em um aprendizado conjunto. Com isso, todos puderam se aprofundar no trabalho como um todo e conhecer outras etapas dos procedimentos.

“Foi extremamente satisfatório ver como o time se engajou e se comprometeu com o treinamento, demonstrando um interesse genuíno em aprender e aplicar os conceitos aprendidos”, avalia Érico Afonso.

LEIA MAIS > Delta Sucroenergia recebe comitiva de representantes dos Sindicatos das Indústrias

Mario-Lorencatto

Nova plataforma de avaliação de fornecedores foi implantada

A Usina Coruripe também implantou recentemente um avançado modelo de homologação de fornecedores para fortalecer os relacionamentos comerciais e aprimorar a gestão de riscos da cadeia de suprimentos.

A nova plataforma proporciona maior segurança, transparência e agilidade na seleção, avaliação e homologação de fornecedores, com o objetivo de garantir que todos os critérios técnicos e requisitos exigidos sejam atendidos.

A plataforma de homologação de fornecedores é resultado de um extenso trabalho de benchmarking, pesquisa de opções de mercado e leitura das necessidades do público interno. Com o objetivo de dar ainda mais robustez ao novo processo, a empresa criou um comitê composto por representantes das áreas críticas, como Sustentabilidade (Meio Ambiente), Compliance e Suprimentos.

Esse comitê é responsável por analisar minuciosamente as informações coletadas pela plataforma e verificar se os fornecedores atendem aos rigorosos critérios técnicos estabelecidos pelas respectivas áreas, a fim de compor a matriz de fornecedores da empresa.

LEIA MAIS > Clealco soluciona cerca de 80% da dívida em recuperação judicial

“A implantação do novo modelo de homologação de fornecedores é um marco importante para a Usina Coruripe“, afirma Érico Afonso. “Com essa iniciativa, fortalecemos nossos relacionamentos comerciais, garantindo que trabalhemos apenas com fornecedores que atendam aos critérios técnicos exigidos e que compartilhem dos nossos valores. Além disso, a plataforma nos oferece uma visão abrangente e integrada de todos os nossos fornecedores, permitindo uma gestão mais eficiente dos riscos associados.”

A nova plataforma de homologação de fornecedores reforça o posicionamento da empresa como uma organização responsável e comprometida com a excelência em todas as etapas de sua cadeia produtiva. O presidente da companhia, Mario Lorencatto, reforça a importância de contar com fornecedores alinhados aos valores da companhia.

“Muito mais do que valores competitivos, nossos fornecedores precisam estar alinhados aos nossos propósitos e princípios de gerar valor à sociedade. Para isso, é imprescindível termos processos e critérios estratégicos para escolher os melhores parceiros”, declara.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram