JornalCana

Usina Colombo realiza 1° ciclo de palestras ambientais

A Usina Colombo realizou recentemente, o 1° ciclo de palestras ambientais a estudantes das cidades de Santa Adélia, Ariranha e Pindorama, além de professores, produtores, arrendatários, autoridades em geral e pessoas ligadas a área ambiental.

No evento, o engenheiro florestal Fernando Buzetto falou sobre a importância das matas ciliares e da biodiversidade, onde animais, aves e insetos formam um ciclo de vida; a importância das árvores no combate da erosão, que evitam o assoreamento dos rios e contribuem para o armazenamento de águas da chuva através das raízes, aumentando o potencial do lençol freático e, conseqüentemente, a vazão dos rios.

O engenheiro também alertou os participantes para a escassez de água que assombra o planeta. “Apenas 0,1% da água do planeta está disponível para o consumo humano, e no Brasil, muitos rios estão poluídos por esgoto e lixo domésticos”, enfatizou.

O palestrante Luiz Sanfelippo, biólogo do Ibama/São Paulo, disse que o recurso natural está se extinguindo e que o caminho é a conscientização de formação de corredores ecológicos, fazendo uma interligação entre as matas. “A área territorial do estado de São Paulo é de 26 milhões de hectares e 82% desta área era coberta por mata ciliar. Hoje, existem apenas 8% de mata ciliar no estado. Hoje em todo território brasileiro vemos ilhas de matas atlânticas, por isso é necessário criar corredores ecológicos ligando essas ilhas, para garantirmos a sobrevivência de várias espécies animais, nativos da mata atlântica”.

Confira matéria completa na edição de dezembro do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram