JornalCana

Usina Cocal será sede da primeira fábrica de fermento biológico da Lesaffre no Brasil

Unidade industrial terá conceito over-the-fence o que permitirá que as duas empresas reaproveitem subprodutos

A francesa Lesaffre, referência mundial no setor de leveduras e produtos para fermentação, vai instalar a sua primeira fábrica de fermento biológico no Brasil.

Prevista para ser inaugurada em 2024, a unidade industrial ficará localizada em Narandiba, no interior de São Paulo, em um conceito over-the-fence com a Usina Cocal. Isso permitirá que as duas empresas reaproveitem subprodutos – uma da outra – como matéria-prima em seus processos produtivos.

A Cocal fornecerá à Lesaffre as matérias-primas para o processo produtivo do fermento biológico, além de energia limpa produzida a partir de bagaço de cana e biogás. Já a multinacional francesa vai entregar para a usina o subproduto do processo de fermentação, as vinhaças, para geração de biogás e fertirrigação dos canaviais.

“O nosso objetivo nesta parceria com a Cocal é atender aos parâmetros de uma economia circular, de forma que a nossa fábrica de fermento biológico seja uma referência em sustentabilidade e inovação em processos produtivos, reforçando nossa missão de melhor nutrir e proteger o planeta”, afirma Jean de Lataillade, presidente da Lesaffre na América Latina.

LEIA MAIS > Com inovação tecnológica, Brasil pode garantir segurança alimentar e sustentabilidade, diz ministro
Jean de Lataillade, presidente da Lesaffre na América Latina, e Paulo Zanetti, CEO do Grupo Cocal

Segundo o executivo, a unidade industrial utilizará energias renováveis, e a fábrica sediada no Brasil, o maior mercado da América Latina, permitirá reduzir o impacto ambiental tanto da logística quanto da produção.

“Esta planta desenhada pelas equipes da multinacional francesa vai ser beneficiada com a aplicação das mais modernas tecnologias de fabricação, como a Indústria 4.0 e o Lean Manufacturing”, complementa Lataillade.

A nova fábrica de fermento biológico da Lesaffre no Brasil vai se juntar a 76 outras plantas industriais ao redor do mundo que pertencem à multinacional francesa.

LEIA MAIS > Cocal e Raízen vão operar em parceria planta de energia elétrica a partir do biogás

Aproximadamente, 40% do faturamento de € 2,2 bilhões do grupo vem de mercados emergentes. No Brasil, por exemplo, de cada quatro pães consumidos, um é produzido com fermento biológico da Lesaffre.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram