JornalCana

Usina cearense acumula obstáculos para voltar a produzir

A Usina Manoel Costa Filho, que já foi responsável por 4% do Produto Interno Bruto do Estado (PIB), tem um volume de dívidas relacionadas à usina, de mais de R$ 126,5 milhões, entre débitos trabalhistas, fiscais e bancários. Isso parece não animar tantas pessoas da região, mesmo com os inúmeros esforços das autoridades locais. O Governo do Estado acenou com a possibilidade de adquirir o equipamento com ajuda de leilão e da criação de uma cooperativa de produtores, com a viabilidade de alternativas de pagamento, por meio da entidade, das dívidas fiscais e também bancárias. Mas diante do quadro, o leilão não pareceu tão animador para quatro dos 30 prefeitos convidados a participar de reunião com secretários de agricultura, produtores do setor, antigos funcionários da Manoel Cosa Filho e técnicos. A reunião aconteceu na semana passada em Juazeiro do Norte.

img1509

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, José Elismar de Vasconcelos e Sá, o maior obstáculo que se apresenta para colocar o projeto em prática é a dívida trabalhista, que chega a R$ 23,5 milhões. Outro aspecto está relacionados aos trâmites judiciários e quem, na verdade, pagaria essa dívida.

Para o secretário, existem diversos fatores que precisam ser examinados, já que, desde o fechamento da usina, em 2005, houve uma queda vertiginosa do cultivo, que chegou a mais de 10 mil hectares, e hoje está em 170 ha.

De acordo com o secretário, os técnicos apontam que, para o retorno ao funcionamento, não seriam necessários muitos investimentos. Mas, aguardam o valor do retorno do funcionamento pois o estudo foi feito a pedido do Governo do Estado, que pretende reativar o setor na região.

Segundo Sá, precisariam ao menos de mais três anos para alavancar o processo produtivo. O cultivo com irrigação por gotejamento seria uma das alternativas viáveis e econômicas, conforme o presidente da Unida, Andrade Lima. (Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Barbalha)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram