Usinas

Usina Caeté – Unidade Marituba vence Prêmio Programa Cana IAC de Produtividade com Modernidade no Nordeste

Premiação acontecerá nesta quinta-feira (14), no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto - SP

Usina Caeté – Unidade Marituba vence Prêmio Programa Cana IAC de Produtividade com Modernidade no Nordeste

A Usina Caeté – Unidade Marituba, localizada no município de Igreja Nova, em Alagoas, foi a grande vencedora da região Nordeste da 1ª edição do Prêmio Programa Cana IAC de Produtividade com Modernidade 2022/2023, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) e pelo Programa Cana do IAC (Instituto Agronômico).

A solenidade acontecerá no próximo dia 14, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto. O superintendente agroindustrial NE, Mário Sérgio Matias e o gerente Agrícola da Marituba, Rafael Bomfim, estarão presentes no evento.

LEIA MAIS > MasterCana 2023 premia os melhores do setor bioenergético

O superintendente agroindustrial assinalou a importância da premiação, reafirmando que os resultados obtidos pela Unidade Marituba são expressivos e refletem os investimentos realizados e o compromisso de toda a equipe. “É com grande entusiasmo que recebemos este prestigioso prêmio, que representa o reconhecimento de todos os esforços incansáveis da nossa equipe na revolução do manejo agrícola. Nosso objetivo sempre foi alcançar a excelência na produtividade, adotando práticas agrícolas exemplares”.

Mário Sérgio Matias assinala que este prêmio é o resultado de uma avaliação minuciosa que engloba todas as regiões do Brasil, cada uma com critérios únicos. “Ele, de fato, coroa os impressionantes resultados obtidos na safra anterior pela nossa Unidade Marituba, atingindo uma produtividade que se equipara com o Centro-Sul do país, com impressionantes dois dígitos em toneladas de açúcar por hectare. Isso, sem dúvida, representa um feito notável para o nosso setor”.

O superintendente agroindustrial das duas Unidades produtoras do Nordeste, afirma que nos últimos três anos, as usinas estão passando por uma transformação significativa no manejo agrícola. Desde o espaçamento até a nutrição das plantas, a escolha criteriosa de variedades produtivas, o uso responsável da água e o controle eficaz de pragas e doenças, tudo tem sido revisado e implementado de forma coordenada.

LEIA MAIS > Palmeiras é primeiro time a conquistar o Selo Energia Verde

“As duas unidades do Grupo Carlos Lyra na região Nordeste adotaram essa filosofia de trabalho, traduzido em um aumento notável na produtividade. A chave para esse reconhecimento reside na nossa equipe comprometida e na metodologia que todos abraçaram com entusiasmo. Quando todos estão alinhados e comprometidos com uma visão comum, o trabalho se torna mais eficiente e gratificante”.

Mário Sérgio Matias ressalta que todas as usinas do setor concorrem a este prêmio. “Após o encerramento da safra, são enviados à FUNDAG os dados de moagem, incluindo informações sobre variedades utilizadas, produtividade e categorias de corte. Uma matriz de cálculo é aplicada para avaliar a introdução de novas variedades e a produtividade alcançada por elas, bem como a produtividade da tonelada de açúcar por hectare. Os dados são minuciosamente analisados por região, culminando na premiação”, afirmou.

“Essa conquista é reflexo dos investimentos realizados, e principalmente do comprometimento da nossa equipe”, destacou Rafael Bonfim.

LEIA MAIS > Toyota do Brasil inicia testes da tecnologia híbrida plug-in flex para a produção no país

As expectativas para esta safra que está sendo iniciada no Nordeste, ainda de acordo com o superintendente agroindustrial, é que a Usina Caeté e a Unidade Marituba, tenham um ano agrícola favorável, com a perspectiva de igualar ou até mesmo superar a tonelagem de ATR ou a produção de açúcar por hectare em comparação com o ano anterior.

“Vários fatores, incluindo as condições climáticas, estão a nosso favor desta vez, ao contrário do ano passado, que foi marcado por chuvas excessivas, afetando a qualidade da matéria-prima”, lembrou Bonfim.

Resultados – “É notável que a Unidade Marituba se destaque em relação às outras unidades do Nordeste, e até mesmo do Sudeste, considerando as dificuldades inerentes ao cultivo de cana-de-açúcar em nossa região específica. Receber um prêmio tão prestigioso é motivo de grande alegria e otimismo, pois confirma que todo o nosso trabalho árduo está gerando resultados e reconhecimento merecido. Isso é verdadeiramente gratificante para toda a equipe, que tem dedicado esforços incansáveis. Os resultados positivos da nossa abordagem técnica estão se manifestando no nosso dia a dia, e todos os membros da equipe merecem os mais sinceros parabéns”,  conclui Matias.

Banner Revistas Mobile