JornalCana

Usina Caeté promove seminário sobre prevenção de acidentes

Cerca de 300 colaboradores da Usina Caeté – Unidade Cachoeira, pertencente ao Grupo Carlos Lyra, participaram dia 19, de um dia de atividades ligadas à X Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Prevenção e combate a incêndios e alcoolismo foram algumas dos temas em discussão durante o evento, realizado no ginásio do Colégio Fantástico, Benedito Bentes.

De acordo com o gerente administrativo da Cachoeira, Arão Rodrigues, a realização de encontros desta natureza auxiliam no trabalho de conscientização dos colaboradores, afim de que sejam evitados acidentes no ambiente de trabalho. “Não existe nenhum setor da usina onde não seja utilizado o equipamento de proteção individual (EPI)”, ressaltou Arão Rodrigues, acrescentando que a mesma exigência é feita aos prestadores de serviços.

Dados do setor de Segurança do Trabalho da usina revelam que, em 1993, foram registrados 19 acidentes envolvendo colaboradores. Mas, de acordo com o engenheiro de Segurança da Cachoeira, José Carlos Andrade, esse número foi reduzido gradativamente, graças à realização de reuniões mensais, investimentos em equipamentos de segurança e um intenso trabalho de conscientização. Este ano foram registrados apenas três acidentes. Desde 1993, a Usina Cachoeira já investiu cerca de R$ 113 mil em equipamentos de segurança.

Meta é conquistada – Para o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Benedito Miguel dos Santos, um dos grandes avanços obtidos foi a conscientização dos colaboradores sobre a importância do uso dos EPI s básicos. “Nossa meta agora é conscientizar o funcionário com relação à utilização dos equipamentos que não são de uso freqüente”, destacou.

A programação da X SIPAT contou com a participação de um grupo teatral formado por agentes comunitários de saúde do município de Penedo, que encenaram uma peça abordando temas como alcoolismo e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS). Representantes do Corpo de Bombeiros do Estado fizeram palestra sobre prevenção e combate a incêndios e técnicos da empresa White Martins falaram sobre corte e solda oxiacetilênica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram