Usinas

Usina Caeté lança Manual de Boas Práticas Sustentáveis para Fornecedores

Documento foi elaborado pelo corpo técnico da empresa, para atendimento às exigências do mercado

Usina Caeté lança Manual de Boas Práticas Sustentáveis para Fornecedores

A Usina Caeté lançou um Manual de Boas Práticas Sustentáveis para os seus fornecedores de cana-de-açúcar no último sábado (26). O evento, realizado na Escola Conceição Lyra, foi aberto oficialmente pelo diretor Administrativo, Paulo Couto, que reafirmou a importância da adoção das orientações contidas no documento, elaborado pelo corpo técnico da empresa, para atendimento às exigências do mercado.

“A partir desse evento, será gerado um plano de ação para a adequação das necessidades as quais os fornecedores precisam se enquadrar para que possamos envolvê-los nos benefícios que as certificações acarretam”.

LEIA MAIS > Coaf inicia moagem após suspensão por conta das chuvas nas últimas semanas

Diante de um público atento, a coordenadora e a analista de Sustentabilidade Fátima Araújo e Taciane Gomes, respectivamente, apresentaram informações sobre os aspectos ambientais.

O advogado Bruno Mello salientou os aspectos sociais, desde a contratação até a rescisão contratual, e as implicações pelo não cumprimento da legislação trabalhista. O técnico de Segurança do Trabalho, Lamec Silva, fez uma abordagem da importância dos EPIs e as principais determinações da NR-31.

O superintendente agroindustrial da Caeté, Matriz e Unidade Marituba, Mário Sérgio Matias, discorreu sobre a área agrícola, com foco nos cuidados no uso de defensivos e na logística reversa das embalagens vazias, além de apresentar comparativos das últimas safras, mostrando percentuais de crescimento na produtividade, elencando a importância da mecanização para uma produção sustentável e a problemática da escassez da mão de obra – fato que vem sendo acentuado nos últimos anos.

LEIA MAIS > Posição firme de usinas mantém preços do açúcar em reação no spot

Mário Sérgio destacou a estrutura de mecanização e anunciou a chegada de três plantadoras que irão atuar nesta safra 2023/24, além de um projeto-piloto com colhedoras menores, que será iniciado de maneira experimental na Caeté.

Após as apresentações, o gerente Fornecedor Cana Bonifácio Cirilo e sua equipe entregaram o documento aos fornecedores presentes. De acordo com o gerente, a próxima etapa será estabelecer um cronograma de visitas nas propriedades e auxiliar no processo das adequações.

Prestigiaram o lançamento, o diretor-presidente da Usina Caeté, Aryl Lyra, o gerente agrícola da Unidade Marituba, Rafael Bonfim, o gerente administrativo, José Carlos Lyra Filho, a gerente de Gestão de Pessoas, Marta Luciana Sampaio, o auditor interno, Aécio Agra, além de supervisores agrícolas e demais colaboradores das duas usinas pertencentes ao Grupo Carlos Lyra em Alagoas.