JornalCana

Usina Cachoeira promove parceria com escola da rede municipal para o desenvolvimento de atividades ambientais

“As pessoas têm que ter responsabilidade para garantir uma melhor qualidade de vida”. A frase de Eronildo da Silva, 11 anos, foi um relato espontâneo diante da enorme quantidade de lixo encontrada às margens do rio do Meio, próximo ao bairro do Benedito Bentes, e bastante freqüentado por habitantes da região, em Alagoas. Aluno da 4a série da Escola Municipal Santo Antônio, Eronildo da Silva, juntamente com outros alunos, participou ontem dia 19, de um mutirão que teve por objetivo coletar resíduos sólidos dispostos inadequadamente no local.

Na oportunidade, foi realizada uma aula expositiva sobre os problemas ocasionados pelo lixo e pela poluição dos recursos hídricos. A Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira, que vem desenvolvendo um trabalho de parceria com a escola municipal, deu todo o apoio logístico necessário à realização da atividade ambiental.

Segundo frisou a diretora, Carmem Lúcia Acioly, o apoio da usina tem sido fundamental para o desenvolvimento de ações sócio-ambientais da unidade de ensino fundamental. Aproximadamente 70 quilos de resíduos sólidos foram coletados no local. A Usina Cachoeira se responsabilizou pela destinação final do lixo.

Para a professora Magali da Silva, que leciona para alunos da 4a série, as atividades ambientais que vêm sendo sistematicamente aplicadas geram uma mudança de comportamento nas crianças, que passam a ter uma maior conscientização sobre a questão ambiental. “O interessante de ações como esta é que os alunos percebem os males causados pela exploração irregular do meio ambiente”, destacou a educadora, ressaltando que a maioria das crianças já demonstra grande interesse pelo assunto.

A aluna Maria Fernanda Cardoso, 12 anos, acrescentou que o interessante da prática que vem sendo adotada pela escola é poder aprender no próprio local o que antes figurava apenas nos livros didáticos. “É uma experiência nova a cada momento. Faço questão de falar com meus pais sobre o que venho aprendendo sobre meio ambiente e qualidade de vida”, reafirmou a aluna, que participou recentemente de uma excursão à área destinada pela Usina Cachoeira para a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Senador Carlos Lyra.

Ervas medicinais – Na semana passada, foi criado um canteiro de ervas medicinais nas dependências da unidade de ensino. A Usina Cachoeira doou a terra adequada para o cultivo e alguns alunos trouxeram mudas de várias espécies da flora medicinal. A manutenção do canteiro é feita pelas crianças, que estão resgatando um pouco da cultura popular relacionada à utilização das plantas medicinais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram