JornalCana

Usina Bonin mantém previsão de operar em maio

Apesar dos problemas que rondam o setor sucroalcoleiro, o empresário Newton Bonin disse na semana passada ao Ilustrado, que a Usina Bonin vai mesmo entrar em operação no próximo mês de maio. Não será no dia 1º, conforme foi anunciado, mas ele acredita que até o fim de maio será possível começar a moer as primeiras toneladas de cana-de-açucar.

Segundo Bonin, a retração no setor industrial não afetou os planos da usina, houve atraso apenas devido à demora na instalação de alguns equipamentos. No primeiro ano de operação, a usina vai moer 800 mil toneladas de cana, mas a meta é chegar a 2,5 milhões em três anos. Serão produzidos álcool, açúcar e energia elétrica para o próprio sustento da usina. A previsão é gerar 1,6 mil empregos quando estiver operando com a capacidade máxima.

Primeira usina de Umuarama, a Bonin é considerada a mais moderna do Paraná. O proprietário evita falar no valor investido, mas adianta que a indústria será toda automatizada, fará tratamento da vinhaça para eliminar o odor forte e diminuir a agressão ao meio ambiente e ainda colherá a cana mecanizada em 80% da área. Os outros 20% serão colhidos pelos cortadores, mas nos dois casos não haverá queima dos canaviais. “É mais uma forma de evitar agressões ao meio ambiente”.

Usinas no Paraná

Em nível estadual e nacional, enquanto esperam pela ampliação do mercado externo, os empresários do setor sucroalcoleiro passaram a investir com mais cautela e cortar custos para evitar problemas futuros. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), Anísio Tormena, é hora de pisar um pouco no freio, mas sem interromper os projetos, pois, na avaliação dele, a crise vivida no setor industrial deve ser passageira.

O Paraná possui 29 usinas em funcionamento, sendo oito com produção apenas de álcool e 21 operando com álcool e açúcar. Outras nove estão em construção ou projetadas. Delas, apenas a Usina Bonin, de Umuarama, começa a moer cana em 2008. Para o próximo ano não tem nenhuma prevista. Em 2010 deve entrar em operação a unidade da Usina Cidade Gaúcha(Usaciga) no município de Santa Mônica.

Em fase inicial estão as usinas Braz Cana, em Paranavaí, Usaciga em Santa Cruz do Monte Castelo, Coopcana em Amaporã e Santa Terezinha em Santo Antônio do Caiuá, todas na região Noroeste. O diretor executivo da Braz Cana, Sidnei Telles, informou que em 2008 serão plantados 300 hectares de cana, mas já existem 27 mil hectares comprometidos com a usina que pretende iniciar a moagem em 2011 com a produção de álcool, energia elétrica e crédito de carbono.

Confiança no futuro

O superintendente da Alcopar, José Adriano da Silva Dias, crê na expansão do mercado nos próximos anos. Segundo ele, apesar de receosos, os empresários do setor não vão perder de vista os projetos de ampliação porque todas as projeções para o setor são positivas com a expectativa de outros países adotarem a adição de álcool à gasolina. Se isso ocorrer em todo o mundo, serão necessários 112 bilhões de litros de álcool ao ano. Na safra passada, o Brasil produziu 6 bilhões de litros de álcool de cana e os Estados Unidos 34 bilhões de litros de álcool de milho. “Isso mostra que ainda seria necessário aumentar a produção para atender o mercado mundial”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram