JornalCana

Usina atrasa entrega de energia, mas ainda aposta em cogeração

Mais da metade das usinas sucroalcooleiras que contrataram energia no leilão de reserva de 2008 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão com a entrega de 2010 atrasada. Segundo a agência reguladora, são projetos de 15 indústrias com problemas nas próprias obras ou que aguardam pela conclusão das linhas de transmissão e distribuição.

Apesar do atraso, o setor mantém a projeção de avançar nos investimentos em cogeração. No próximo leilão de reserva de biomassa, por exemplo, que deve ocorrer em agosto, 55 projetos de usinas estão cadastrados a participar, segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Essa adesão inicial é 56% maior do que os 31 empreendimentos que participaram da primei! ra oferta pública do gênero, em 2008.

O mercado estima que esses projetos cadastrados devem absorver investimentos de R$ 8,5 bilhões até serem concluídos. A estimativa é de que eles gerem juntos 3.518 megawatts (MW), ou seja, uma oferta de energia 50% maior do que a contratada no leilão para entrega neste ano, por exemplo.

Mas, paralelamente, o setor corre contra o tempo para realizar as entregas de energia de 2010, que começaram a vencer em abril. Frederico Rodrigues, superintendente de estudos de mercado da Aneel, esclarece que o problema que causou o adiamento não está somente nas usinas.

Também houve atraso no cronograma da construção de linhas de transmissão e distribuição que farão essa energia sair da usina e transitar no sistema elétrico nacional. “Há linhas construídas especialmente para receber a energia de usinas, e ficarão prontas apenas em outubro”, diz Rodrigues.

Em despacho do dia 3 de maio, a Aneel determinou a retenção do depósito da! s parcelas referentes ao pagamento desta energia cuja entrega está atrasada. O despacho tem como base relatório de fiscalização da agência que verifica, projeto a projeto, as condições de conclusão do empreendimento. Estão acordadas para este ano a entrada de 2.130 MW, mas projetos que somam 1.230 MW, ou seja, 57,7% do total, já estão atrasados e tiveram retidos pagamentos que somam R$ 20 milhões, segundo a Aneel.

Os contratempos dos empreendedores, ou seja, das usinas, deveram-se, em grande parte, às dificuldades de crédito trazidas pela crise mundial a partir de meados de 2008. Postergações atingiram toda a cadeia, inclusive as empresas que fornecem equipamentos de cogeração, segundo o assessor de bioeletricidade da Unica, Zilmar José de Souza.

Especialista em projetos de cogeração e sócio da FG Agro, Marcelo Nishida, acrescenta que outro obstáculo é que a maioria das unidades industriais desperta muito tardiamente para a necessidade de adequar o empreendimento! de cogeração ao marco regulatório e à interligação ao sistema nacional.

A despeito desses reveses, a perspectiva da Unica é de que a entrega de energia cogerada a partir do bagaço de cana salte dos 5.869 gigawatts/hora (GW/h) em 2009 para 9.198 GW/h até o fim deste ano. Se cumprida a meta, o volume equivalerá a quase 10% da energia gerada em 2009 pela usina Itaipu, segundo compara o assessor da Unica.

Das 437 usinas sucroalcooleiras em funcionamento no Centro-Sul, apenas 22% exportam energia elétrica para o sistema nacional, o que mostra, na avaliação de Souza, o potencial de expansão desse segmento. As 100 unidades industriais que venderam energia no ano passado exportaram 670 MW médios, cerca de 7% da geração de Itaipu.

O aumento do interesse por projetos de cogeração se deve, em parte, segundo o assessor da Unica, às garantias de mercado e remuneração trazidas pelos leilões governamentais de reserva de! energia de biomassa. “O setor saiu da crise e vai agora manter esse ciclo de investimentos”, acredita. Também pesa a favor a nada desprezível receita trazida pela venda desse insumo. Segundo cálculo da FG Agro, a cogeração é responsável por um terço da geração de caixa das usinas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram