JornalCana

Usina Angélica surpreende com tecnologia de ponta

Com foco na cogeração de energia e na eficiência com economia, o modelo utilizado na Usina Angélica (MS) tem dado tão certo que deverá ser repetido na nova unidade do Grupo Adecoagro, de Ivinhema (MS), programada para operar em 2013. “A unidade Angélica é completamente eletrificada, tem um sistema de descarga de cana duplo que permite reduzir pela metade o tempo de execução da descarga, onde se descarrega uma composição de Rodotrem a cada quatro minutos, com um volume em torno de 60 a 70 toneladas por vez e possui uma fábrica de açúcar que tem cozimento contínuo e que somos pioneiros”, comenta Luiz Fernando Alves, gerente industrial corporativo.

É uma fábrica altamente automatizada bastante compacta, com capacidade nominal para 30 mil sacas de 50 kg de açúcar cristal branco por dia e com uma margem de fabricação maior para VHP.

Segundo o gerente, investir na fábrica com um sistema de cozimento contínuo tanto para massa A como para massa B de açúcar, foi uma decisão ousada da parte da empresa, mas que tem apresentado ótimos resultados. “Um dos ganhos muito interessantes nessa tecnologia é o consumo de vapor que é bem mais estável e menor do que nas fábricas tradicionais com cozimento a batelada. Ainda não cheguei a conclusão do valor exato mas a falta de flutuação no consumo é um ponto muito importante”, ressalta.

Confira matéria completa na revista Energia Mundo, edição 21.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram