JornalCana

Usina Açucareria Guaíra inicia operação da fábrica de enriquecimento de vinhaça

Unidade tem capacidade de produção de composto organomineral para adubação de cobertura de aproximadamente 35.000,00 ha

A Usina Açucareira Guaíra investiu na construção de uma fábrica automatizada para diluição de fertilizantes e enriquecimento da vinhaça, com capacidade de produção de composto organomineral para adubação de cobertura de aproximadamente 35.000,00 ha.

Na entressafra, a nova unidade será responsável pela produção de fertilizante foliar para o canavial e cultivo da soja, semeada nas áreas de reforma. A fábrica iniciou sua operação nesta semana, diluindo os nutrientes em vinhaça através de bateladas em processo todo automatizado.

A vinhaça enriquecida é direcionada a campo mediante recomendações agronômicas.

LEIA MAIS > Conhecer a estrutura das plantas daninhas otimiza a aplicação de herbicidas

“Considerada o principal resíduo orgânico da produção de etanol, a vinhaça possui altos teores de potássio, além de outros minerais e componentes orgânicos. Este resíduo enriquecido vai potencializar o desenvolvimento do canavial, fazendo desse subproduto, um fertilizante diferenciado para uma adubação mais completa e com maior aproveitamento”, explica Anderson Faria Malerba, engenheiro ambiental da usina.

De acordo com ele, o método de aplicação da vinhaça está sendo realizado de maneira localizada, que acontece na linha da cana e na quantidade certa, não ultrapassando 30 m³ por hectare. “Este método proporciona uma maior homogeneidade da aplicação, garantindo que os nutrientes sejam igualmente distribuídos por todo canavial”, comenta o profissional.

LEIA MAIS > Atvos reforça ações de prevenção de incêndios e restauração florestal

Além dos benefícios agronômicos e maior economia no uso de insumos e na operação, este sistema consiste na adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, mais eficientes no processo produtivo e possibilitará que a usina leve estes nutrientes a toda a sua lavoura com segurança e eficácia na aplicação, eliminando riscos ambientais de erosão, imprecisão na dosagem e carreamento acidental de material orgânico aos corpos de água. A usina segue rigorosamente os critérios previsto em legislação para aplicação de vinhaça no solo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram