JornalCana

Usina Açucareria Guaíra adota sistema de aplicação direcionada de vinhaça

Companhia investe em fábrica de enriquecimento da mesma

A Usina Açucareira Guaíra, comprometida com a melhoria contínua e com o uso de práticas sustentáveis, adota sistema de aplicação de vinhaça direcionada e investe na construção de uma fábrica automatizada para diluição de fertilizantes e enriquecimento da vinhaça, com capacidade de produção de composto organomineral para adubação de cobertura de aproximadamente 35.000,00 ha.

A fábrica na entressafra será responsável pela produção de fertilizante foliar para o canavial e cultivo da soja, semeada nas áreas de reforma.

A vinhaça, considerada o principal resíduo orgânico da produção de etanol, possui altos teores de potássio, além de outros minerais e componentes orgânicos. Este resíduo enriquecido vai potencializar o desenvolvimento do canavial, fazendo desse subproduto, um fertilizante diferenciado para uma adubação mais completa e com maior aproveitamento.

O método de aplicação da vinhaça localizada acontece na linha da cana e na quantidade certa, não ultrapassando 30 m³ por hectare. Este método proporciona uma maior homogeneidade da aplicação, garantindo que os nutrientes sejam igualmente distribuídos por todo canavial.

Alguns estudos relatam ganhos de 3 a 5 toneladas/ha em determinadas circunstâncias e características dos ambientes de produção, apenas pelo fato desta operação existir. Outro fator positivo é a possibilidade de expandir a área fertirrigada e aumentar a distância econômica, podendo assim atingir canaviais mais distantes, que antes não eram contemplados com a aplicação de vinhaça.

LEIA MAIS > Usina Jacarezinho investe cerca de R$ 15 milhões em produtores de cana-de-açúcar locais

Além dos benefícios agronômicos e maior economia no uso de insumos e na operação, este sistema consiste na adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, mais eficientes no processo produtivo e possibilitará que a usina leve estes nutrientes a toda a sua lavoura com segurança e eficácia na aplicação, eliminando riscos ambientais de erosão, imprecisão na dosagem e carreamento acidental de material orgânico aos corpos de água.

A usina segue rigorosamente os critérios previsto em legislação para aplicação de vinhaça no solo.

O planejamento para início de funcionamento da instalação e alteração do modo de aplicação de vinhaça de aspersão para aplicação localizada é segunda quinzena de maio do ano corrente.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram